Design construtal aplicado a um canal com aletas submetido a convecção forçada

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFeijó, Bruno Costa-
Autor(es): dc.creatorPereira, Martim dos Santos-
Autor(es): dc.creatorTeixeira, Filipe Branco-
Autor(es): dc.creatorGoulart, Jhon Nero Vaz-
Autor(es): dc.creatorMelo, Tiago de-
Autor(es): dc.creatorRocha, Luiz Alberto Oliveira-
Autor(es): dc.creatorIsoldi, Liércio André-
Autor(es): dc.creatorSantos, Elizaldo Domingues dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-18T17:27:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-18T17:27:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-26-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-26-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45075-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.26512/ripe.v2i32.14427-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-3045-1975-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-1612-7896-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0003-2409-3152-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-9337-3169-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0003-4566-2350-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/929007-
Descrição: dc.descriptionO propósito deste trabalho é apresentar um estudo numérico de um canal bidimensional com duas aletas retangulares submetido a um escoamento no regime laminar com transferência de calor por convecção forçada avaliando a geometria das aletas através do método Design Construtal. Os objetivos principais são maximizar a taxa de transferência de calore ao mesmo tempo minimizar a diferença de pressões entre a entrada e saída do canal para diferentes dimensões das duas aletas do canal, considerando os mesmos números de Reynolds (ReH= 100) e Prandtl (Pr = 0,71). O problema é submetido a três restrições dadas pelas áreas do canal, aletas e área máxima de ocupação de cada aleta.O sistema ainda possui três graus de liberdade dados pela razão entre altura e comprimento do canal, que é mantida fixa H/L = 0,0625, a razão entre altura e comprimento da aleta frontal (H3/L3) situada na superfície inferior do canal e a razão entre altura e comprimento da aleta posterior (H4/L4) localizada na superfície superior do canal. Os dois últimos graus de liberdade foram variados neste estudo. Para a abordagem numérica do problema, as equações de conservação de massa, quantidade de movimento e energia são resolvidas com o método dos volumes finitos (MVF). Os resultados mostraram que uma razão de H4/L4 igual a 3,0 é a que melhor atende ao multi-objetivo proposto.Também foi observado que razões de H4/L4 mais próximas de 0,25 tem melhor desempenho fluido dinâmico,sendo a razão entre o melhor e o pior caso fluidodinâmico igual a 28,79,enquanto que razões de H4/L4 próximas à 4.0 tem melhor desempenho térmico, com desempenho 60,62% superior comparado ao pior caso.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Ciências e Tecnologias em Engenharia (FCTE) – Campus UnB Gama-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherRevista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPE-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY ND) Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/14427. Acesso em: 4 mar. 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectDesign construtal-
Palavras-chave: dc.subjectConvecção forçada-
Palavras-chave: dc.subjectEscoamento em canais-
Palavras-chave: dc.subjectAletas retangulares-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo numérico-
Título: dc.titleDesign construtal aplicado a um canal com aletas submetido a convecção forçada-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB - Rep. 1

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