
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Sergio Magno Carvalho de | - |
| Autor(es): dc.contributor | alexandre.xan@hotmail.com | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Alexandre de Pádua de Sousa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:26:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:26:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/48423 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/928658 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2024. | - |
| Descrição: dc.description | A presente dissertação visa compreender como as práticas pedagógicas em Geografia contribuem para a formação da percepção dos estudantes considerando o conceito de periferia a partir do caso específico do Centro de Ensino Médio 02 do Gama. O ensino de Geografia é responsável por apresentar aos estudantes categorias fundamentais na análise da periferia: território, lugar e paisagem, juntos, oferecem embasamento teórico singular na construção de uma identidade periférica. Contudo, os conceitos citados, não são abordados para aproximar o discente dos conteúdos, é necessário implementar práticas pedagógicas que sejam atrativas e significativas para o aluno. Ao propor a problematização da periferia e seus habitantes a partir da análise de metodologias de ensino em Geografia, é possível compreender como se dá a relação do discente com sua periferia. Para materializar a pesquisa, uma sequência didática norteada pela perspectiva socioconstrutivista foi desenvolvida, dotada de aula expositiva dialogada dentro e fora da escola, questionários antes e depois das intervenções e atividade de conclusão. Ao concluir o processo, o Olhar da Periferia do discente do CEM 02 será apresentado em forma de um E-book, o qual é o produto da sequência didática. Isso transforma a Geografia não apenas em uma disciplina escolar, mas em uma ferramenta para promover as mudanças na realidade da periferia. | - |
| Descrição: dc.description | This dissertation aims to understand how pedagogical practices in Geography contribute to shaping students' perceptions of the concept of the periphery, based on the specific case of Centro de Ensino Médio 02 do Gama. Geography teaching is responsible for introducing students to fundamental categories in the analysis of the periphery: territory, place and landscape, which together provide a unique theoretical basis for the construction of a peripheral identity. However, the aforementioned concepts are not addressed in order to bring students closer to the content; it is necessary to implement pedagogical practices that are attractive and meaningful to the student. By proposing the problematization of the periphery and its inhabitants based on the analysis of teaching methodologies in Geography, it is possible to understand how students relate to their periphery. In order to materialize the research, a didactic sequence guided by the socioconstructivist perspective was developed, with dialogue lectures inside and outside the school, questionnaires before and after the interventions, and a concluding activity. At the end of the process, CEM 02 students' Olhar da Periferia will be presented in the form of an E-book, which is the product of the didactic sequence. This transforms Geography not just into a school subject, but into a tool for promoting changes in the reality of the periphery. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Geografia (ICH GEA) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Geografia em Rede Nacional, Mestrado Profissional | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de geografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Periferia - Brasília (DF) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | - |
| Título: dc.title | Minha periferia : um estudo sobre práticas pedagógicas em geografia na periferia do Gama-DF | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: