
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Russi, Pedro | - |
| Autor(es): dc.creator | Baccile, Claudia Vasconcelos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:26:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:26:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-05-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-05-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-05-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-02-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/23511 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.26512/2017.02.D.23511 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/928526 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2017. | - |
| Descrição: dc.description | O objetivo desse trabalho de pesquisa é investigar de que maneira se dá a relação entre o objeto de estudo graffiti e a sociedade, com recorte geográfico nas cidades de Brasília e São Paulo. Para tal estudo serão analisados, em primeiro lugar, o objeto em si, desde sua origem e caminhos percorridos até o momento atual, em específico de acordo com o olhar social. Em segundo, o contexto das cidades de Brasília e São Paulo com relação a seus comportamentos sociais que podem interferir na vivência com o objeto. E por último, a metodologia semiótica visual apresentada nas categorias de pessoa, espaço e tempo. De modo a uma melhor elucidação do assunto, serão feitas as montagens de esquemas, desde o quadrado semiótico abordado por Landowski (1992) até esquemas autorais. Ademais, partindo da teoria do plano da expressão e plano do conteúdo de Oliveira (2004), faz-se necessária a montagem de um sistema analítico que possibilita o acesso ao significado dos registros fotográficos dos graffitis, entendendo assim que o acesso ao significado é a resposta da problemática proposta. | - |
| Descrição: dc.description | The objective of this research is to investigate how the relationship between the object of graffiti study and society, with geographic cut in the cities of Brasília and São Paulo. For this study, will be analyzed, first, the object in itself, from its origin and paths traveled until the present moment, in specific according to the social gaze. Second, the context of the cities of Brasília and São Paulo in relation to their social behaviors that can interfere in the experience with the object. And finally, the visual semiotic methodology presented in the categories of person, space and time. In order to better elucidate the subject, schema assemblies will be made, from the semiotic square approached by Landowski (1992) to authorial schemes. In addition, starting from the theory of the plane of the expression and plan of the content of Oliveira (2004), it is necessary to set up an analytical system that allows access to the meaning of photographic records of graffiti. Understanding that access to meaning is the answer to the problematic proposal. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Comunicação (FAC) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte - graffiti | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Semiótica do espaço | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interação social | - |
| Título: dc.title | Graffiti : interações sociais através da semiótica visual | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: