
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Montandon, Maria Isabel | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Alba Christina Bomfim | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:23:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:23:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010-02-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010-02-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009-03-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009-03-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/3772 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/927759 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2009. | - |
| Descrição: dc.description | A presente dissertação teve como principal objetivo traçar o perfil de adultos que frequentam as aulas de instrumentos de cordas friccionadas. Os objetivos específicos buscaram investigar as características sócio-econômico-culturais dos entrevistados, e também como se deu a motivação pela aprendizagem do instrumento, como as metodologias de ensino foram vivenciadas pelo aluno, aspectos de suas execuções, e a adequação da aprendizagem do instrumento ao cotidiano e projetos futuros com o instrumento. Esta pesquisa encontrou apoio em referenciais teóricos sobre o conceito de adulto, andragogia, adulto como representação social e aprendizagem musical de adultos. O método escolhido para a coleta de dados foi o survey interseccional de pequeno porte e a técnica de coleta de dados foi de aplicação de questionário e entrevista estruturada. Os sujeitos da investigação foram 12 indivíduos na faixa etária entre 30 a 60 anos provenientes de três escolas específicas de música de Brasília, sendo duas particulares e uma pública. Os resultados obtidos na pesquisa sugerem que grande parte dos adultos que frequenta aulas de instrumentos é constituída por adultos casados, sem filhos, de classe média. Corroborando com outras pesquisas sobre a temática, os dados mostram que adultos buscam aulas de instrumento para realizar um sonho de infância e também para socialização, para preencher o tempo livre e para tocar em grupos sociais (na igreja, com os filhos, com amigos). Além disto, mostrou que alguns adultos buscavam também a profissionalização. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
| Descrição: dc.description | This research aims to draw adult’s profile attending string class. The specific objectives of the research investigated adult’s social-economics-cultural characteristics, and also what was the motivation to instrument learning, which methodologies were applied to the students, and the use of instrumental learning in adults everyday life and future projects. This work has theoretical references in concepts about adult, andragogy, adult as social representation and musical learning for adults. The methodology used was a small intersectional survey with a questionnaire as the data collection followed by structured interview. 12 adults between 30 and 60 years old from three schools specialized in music in Brasília (two private and one public) were interviewed. The results show that most of the adults interviewed are married with no kids, and middle class. These outcomes confirm others researches about the theme which show that adults look for instrument classes to fulfill a child dream and also for socialization, to fill up their free time, and to perform with their social groups (at church, with their children, with friends). Moreover, some of the adults also seek for professionalization. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Música | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos - instrumentos musicais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Instrumentos de corda - ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música - instrução e estudo | - |
| Título: dc.title | O perfil de adultos em aulas de instrumentos de cordas friccionadas: violino, viola, violoncelo e contrabaixo | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: