
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ortíz Alvarez, Maria Luisa | - |
| Autor(es): dc.creator | Machado, Hellen Alves | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:23:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:23:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010-01-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010-01-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010-01-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2007-06-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/3432 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/927578 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2007. | - |
| Descrição: dc.description | Há uma preocupação com a preparação dos professores de Inglês que são confrontados com ideais teóricos e lingüísticos, e então se deparam com as adversidades e limitações severas na vida real. Muitos autores no campo da Lingüística Aplicada têm discutido o conceito de competência, em particular Almeida Filho (1993, 1999, 2005). Este autor desenvolveu um modelo para explicar o processo operacional de ensinar e aprender uma língua estrangeira. O modelo inclui cinco competências mínimas do professor de LE: a implícita, a lingüístico-comunicativa, a teórica, a aplicada e a profissional. O objetivo principal desta dissertação foi investigar a formação do professor de Inglês numa universidade pública no interior do estado de Goiás. Os alunos foram analisados no contexto da “Prática de Ensino” e do “Estágio Supervisionado de Inglês”, para identificar os fatores internos e externos que interferiram na sua formação. Este estudo examinou também os alunosprofessores para verificar quais as competências mínimas que eles desenvolveram na sua formação durante suas experiências na Prática de Ensino e no Estágio Supervisionado de Inglês. Os dados foram obtidos de registros colhidos durante 2006, envolvendo quatro alunos formandos do curso e Letras (Português/Inglês). Este estudo qualitativo foi um estudo de caso, que incluiu três questionários, duas entrevistas e observações de aula com gravação em áudio. Os resultados revelaram que há um impacto negativo dos fatores que interferiram diretamente na formação dos futuros professores de Inglês. Havia limitações de diversas ordens que afetaram o desenvolvimento das competências mínimas dos futuros professores de Inglês. Os alunos neste estudo clamam uma intervenção urgente das autoridades competentes no que concerne a formação de professores de Inglês no guardo de uma melhoria na área do Ensino Superior local e nacional. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
| Descrição: dc.description | There is a concern with the preparation of English teachers, who are taught theoretical and linguistic teaching ideals and then face adverse and limiting situations in the actual teachinglearning settings. Many authors in the field of Applied Linguistics have discussed the concept of competences, in particular Almeida Filho (1993, 1999, 2005). This author has developed a model to explain the operational process for teaching and learning a Foreign Language. The model includes five minimum competences for Foreign Language Teachers: implicit, linguistic-communicative, theoretical, applied, and professional competences. The main objective of this dissertation was to investigate the English teacher education program in a public university in the interior of the state of Goiás. Students were analyzed in the context of their “Prática de Ensino” (Methods Course with Field Experience) and the “Estágio Supervisionado de Inglês” (Student Teaching), to identify the internal and external factors that influenced their educational experience. This study also examined the student-teachers to see which of the minimum competences they developed in their teacher education program during their “Prática de Ensino” and “Estágio Supervisionado de Inglês” experiences. The data were obtained from reports collected during 2006, on four students in their final year of Letters Course (Portuguese-English). This qualitative study was a case study which included three questionnaires, two interviews, and audio-taped classroom observations. The results showed there was a negative impact of the factors that have a direct influence on the education of future English teachers. There were a variety of limitations that affected the development of the minimum competences of the future English teachers. The students in this study made an appeal to those in positions of authority, stating there is an urgent need to improve English teacher programs in higher education at the local and national levels. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estágio supervisionado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de línguas | - |
| Título: dc.title | Uma radiografia das competências mínimas do professor pré-serviço através da prática de ensino/estágio suoervisionado de inglês : um estudo de caso | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: