Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Pinheiro, Gilson de Assis | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Sérgio Henrique de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Murce, Pedro Paulo | - |
Autor(es): dc.creator | Cruz, Antonio Pedro de Mello | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:21:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:21:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2002-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/25894 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722002000300013 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/926908 | - |
Descrição: dc.description | O efeito de microinjeções intra-amigdalóides do antagonista 5-HT2A/2C de receptores serotoninérgicos RP 62203 (1,0; 2,5; 5,0 mg) foi investigado em medidas tradicionais e etológicas (esquadrinhar, espreitar e explorações da extremidade) de ansiedade de ratos no labirinto em cruz elevado. A dose de 5,0 mg aumentou as porcentagens de entrada e de tempo nos braços abertos, sem alterar no número de entradas nos braços fechados. As categorias esquadrinhar, espreitar e explorações da extremidade também foram alteradas pela droga. As doses de 2,5 e 5,0 mg aumentaram o tempo gasto em esquadrinhar e diminuíram o tempo gasto em espreitar. O número de explorações da extremidade também foi aumentado pela injeção da droga na dose de 5,0 mg. Este padrão comportamental sugere um efeito ansiolítico do RP 62203. A participação dos receptores 5-HT2A/2C da amígdala na regulação desse efeito é discutida. | - |
Descrição: dc.description | The effect of microinjections of the 5-HT2A/2C receptor antagonist RP62203 (1,0; 2,5; 5,0 mg) in the amygdala was investigated on traditional and ethological (scanning, risk-assessment, explorations of extremities) anxiety measures of rats in the elevated plus-maze test. The dose of 5,0 mg increased the percentages of entries and time spent in the open arms, without altering the number of closed arm entries. Scanning, risk-assessment and end exploration were also changed by the treatment, there being an increase of time spent in scanning (2,5 and 5,0 mg) and a reduction of time in risk-assessment (2,5 and 5,0 mg). The number of explorations of extremities was increased by the dose of 5,0 mg. This behavioral profile suggests an anxiolytic effect of the RP 62203. The participation of the 5-HT2A/2C receptors of the amygdala in the regulation of those effects is discussed. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Psicologia: Teoria e Pesquisa - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/ptp/a/cLMX3XPxgww7dXgB5FSjVLx/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ansiedade | - |
Título: dc.title | Envolvimento dos receptores 5-HT2 da amígdala nos níveis de ansiedade induzidos pela exposição de ratos ao labirinto em cruz elevado | - |
Título: dc.title | Involvement of 5-HT2 receptors of the amygdala in anxiety levels induced by exposure of rats to the elevated plus-maze | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: