Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física | - |
Autor(es): dc.contributor | Ministério da Educação | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física | - |
Autor(es): dc.creator | Amaro, Rosana | - |
Autor(es): dc.creator | Baxto, Welinton | - |
Autor(es): dc.creator | Soares, Jitone Leônidas | - |
Autor(es): dc.creator | Feres Neto, Alfredo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:21:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:21:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50890 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.22456/2595-4377.133844 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0001-5350-0277 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-6716-7353 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0001-7246-7759 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0001-9826-3762 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/926866 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo tem por objetivo pesquisar a disciplina de estágio supervisionado na perspectiva da Educação Física e a aplicação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, na prática docente. Buscou-se contextualizar a Educação Física na área de linguagens, e para tanto, recorreu-se aos seus antecedentes curriculares. Assim, refletiu-se sobre a cultura digital num olhar da Base Nacional Comum Curricular. Apoiou-se na abordagem metodológica qualitativa e exploratório- descritivo. Os achados da pesquisa, em grande medida, constituíram-se na proposta das estratégias didáticas e práticas em duas disciplinas de estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade de Brasília, na ocasião do Ensino Remoto Emergencial, no contexto da pandemia do COVID-19. Os achados demonstraram que as estratégias didáticas e práticas pedagógicas foram experiências inovadoras. Por outro, evidenciaram a necessidade do desenvolvimento de competência digital, na prática dos futuros docentes, na perspectiva da Educação Física e a aplicação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. | - |
Descrição: dc.description | This article aims to research the discipline of supervised internship from the perspective of Physical Education and the application of Digital Information and Communication Technologies in Teaching. We sought to contextualize Physical Education in the area of languages, using its curricular antecedents. Thus, the focus was the digital culture approach presented on the National Common Curricular Based on a qualitative and exploratory-descriptive methodological approach. The research findings feature a proposal of didactic and practical strategies in two disciplines of supervised internship of the Physical Education Degree course at the University of Brasilia on the occasion of Emergency Remote Teaching, due to the COVID-19 pandemics context. The findings demonstrated that the didactic strategies and pedagogical practices were innovative experiences. On the other hand, they showed the need to develop digital competence, in the practice of future teachers, from the perspective of Physical Education and the application of Digital Information and Communication Technologies. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação Física (FEF) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | - |
Relação: dc.relation | https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/133844 | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC-BY-NC) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de educação física - formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino remoto emergencial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia digital | - |
Título: dc.title | Situação de aprendizagem na formação docente : aproximação pedagógica e tecnológica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: