Situação de aprendizagem na formação docente : aproximação pedagógica e tecnológica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília, Faculdade de Educação Física-
Autor(es): dc.contributorMinistério da Educação-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília, Faculdade de Educação Física-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília, Faculdade de Educação Física-
Autor(es): dc.creatorAmaro, Rosana-
Autor(es): dc.creatorBaxto, Welinton-
Autor(es): dc.creatorSoares, Jitone Leônidas-
Autor(es): dc.creatorFeres Neto, Alfredo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-18T17:21:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-18T17:21:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50890-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.22456/2595-4377.133844-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0001-5350-0277-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-6716-7353-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0001-7246-7759-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0001-9826-3762-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/926866-
Descrição: dc.descriptionEste artigo tem por objetivo pesquisar a disciplina de estágio supervisionado na perspectiva da Educação Física e a aplicação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, na prática docente. Buscou-se contextualizar a Educação Física na área de linguagens, e para tanto, recorreu-se aos seus antecedentes curriculares. Assim, refletiu-se sobre a cultura digital num olhar da Base Nacional Comum Curricular. Apoiou-se na abordagem metodológica qualitativa e exploratório- descritivo. Os achados da pesquisa, em grande medida, constituíram-se na proposta das estratégias didáticas e práticas em duas disciplinas de estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade de Brasília, na ocasião do Ensino Remoto Emergencial, no contexto da pandemia do COVID-19. Os achados demonstraram que as estratégias didáticas e práticas pedagógicas foram experiências inovadoras. Por outro, evidenciaram a necessidade do desenvolvimento de competência digital, na prática dos futuros docentes, na perspectiva da Educação Física e a aplicação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.-
Descrição: dc.descriptionThis article aims to research the discipline of supervised internship from the perspective of Physical Education and the application of Digital Information and Communication Technologies in Teaching. We sought to contextualize Physical Education in the area of languages, using its curricular antecedents. Thus, the focus was the digital culture approach presented on the National Common Curricular Based on a qualitative and exploratory-descriptive methodological approach. The research findings feature a proposal of didactic and practical strategies in two disciplines of supervised internship of the Physical Education Degree course at the University of Brasilia on the occasion of Emergency Remote Teaching, due to the COVID-19 pandemics context. The findings demonstrated that the didactic strategies and pedagogical practices were innovative experiences. On the other hand, they showed the need to develop digital competence, in the practice of future teachers, from the perspective of Physical Education and the application of Digital Information and Communication Technologies.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação Física (FEF)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação Física-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul-
Relação: dc.relationhttps://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/133844-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC-BY-NC) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de educação física - formação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remoto emergencial-
Palavras-chave: dc.subjectCultura digital-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia digital-
Título: dc.titleSituação de aprendizagem na formação docente : aproximação pedagógica e tecnológica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB - Rep. 1

Não existem arquivos associados a este item.