
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva Júnior, José Soares da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:20:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:20:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-27 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/46807 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/926695 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | - |
| Descrição: dc.description | Este estudo teve como objetivo geral compreender o trabalho pedagógico na atuação dos pedagogos que atuam em espaço não escolar em instituições públicas, enfocando os elementos que são desenvolvidos nesses espaços e, como objetivos específicos, realizar o mapeando dos trabalhos produzidos sobre a pedagogia não escolar no período de 2010 a 2020; conceituar espaços não escolares e a atuação do pedagogo nesses espaços; identificar em editais de concursos públicos para pedagogo quais as atividades e os conhecimentos exigidos; mapear as instituições públicas que selecionam pedagogos para atuação em espaços não escolares observando conhecimentos em instituições públicas no Distrito Federal. Para tanto, partimos da seguinte pergunta: quais são as características e demandas do trabalho do pedagogo em espaço não escolar? Nesse estudo, a metodologia utilizada foi a pesquisa documental e entrevista com pedagogo que atua em espaços não escolares, em órgãos públicos no Distrito Federal. A escolha por essas instituições (públicas) se justifica pela transparência na seleção e contratação por meio de concurso público, o que possibilitou o acesso aos critérios de seleção, divulgados publicamente em editais - tais como forma de ingresso, a formação e os conhecimentos exigidos nos certames. Para análise dos dados, realizamos pesquisa documental nos sites oficiais das instituições e nos editais dos concursos. No segundo momento, entrevistamos pedagogos e, por fim, analisamos as características e demandas do trabalho do pedagogo em espaço não escolar. Concluímos que o pedagogo no espaço não escolar tem uma relação direta com o desenvolvimento do trabalho pedagógico, pois está relacionada às atividades que envolvem trabalho em equipe, estratégias, planejamento, formação pessoal e profissional, orientação, coordenação, sendo que o objetivo principal desses atos visa o processo ensino-aprendizagem a partir e com o trabalho. | - |
| Descrição: dc.description | Este estudio tuvo como objetivo general comprender el trabajo pedagógico en la actuación de pedagogos que actúan en espacios no escolares en instituciones públicas, centrándose en los elementos que se desarrollan en estos espacios y, como objetivos específicos, mapear los trabajos producidos acerca de la pedagogía no escolar en el período de 2010 a 2020; conceptualizar los espacios no escolares y la actuación del pedagogo en estos espacios; identificar, en las convocatorias de concursos públicos para pedagogo, qué actividades y conocimientos se requieren; mapear las instituciones públicas que seleccionan pedagogos para trabajar en espacios no escolares, observando saberes en instituciones públicas en el Distrito Federal. Para ello, partimos de la siguiente pregunta: ¿cuáles son las características y demandas del trabajo del pedagogo en espacios no escolares? En este estudio, la metodología utilizada fue la investigación documental y una entrevista a un pedagogo que trabaja en espacios no escolares, en organismos públicos en el Distrito Federal. La elección de estas instituciones (públicas) se justifica por la transparencia en la selección y contratación a través de una licitación pública, que permitió el acceso a los criterios de selección, divulgados públicamente en avisos, como la forma de ingreso, la capacitación y los conocimientos requeridos en los concursos. Para el análisis de los datos, realizamos una investigación documental en los sitios web oficiales de las instituciones y en avisos públicos de licitaciones públicas. En el segundo momento, entrevistamos a pedagogos y, finalmente, analizamos las características y demandas del trabajo del pedagogo en espacios no escolares. Concluimos que el pedagogo en el espacio no escolar tiene una relación directa con el desarrollo de la labor pedagógica, ya que se relaciona con actividades que involucran trabajo en equipo, estrategias, planificación, formación personal y profesional, orientación, coordinación, siendo el principal objetivo de estos actos apuntan al proceso de enseñanza-aprendizaje desde y con el trabajo. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogos - atuação profissional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Instituições públicas - Distrito Federal (DF) | - |
| Título: dc.title | Pedagogos que trabalham em espaço não escolar em órgãos públicos no Distrito Federal : o trabalho pedagógico | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: