
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Ribeiro Júnior, Luiz Antônio | - |
| Autor(es): dc.creator | Cunha, Marcelo F. | - |
| Autor(es): dc.creator | Laranjeiras, Cássio Costa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:19:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:19:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/28598 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172012000400023 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/926224 | - |
| Descrição: dc.description | Neste trabalho propomos a utilização de simulações computacionais de experimentos históricos no ensino de física como estratégia de resgate e articulação das dimensões histórica e empírica da física na sala de aula. Como exemplo, apresentamos uma classe de simulação computacional didática, caracterizada aqui como Simulação Didática Interativa (SDI), utilizando o software Modellus para apresentar a experiência do plano inclinado proposta por Galileu Galilei(1564-1642) em sua obra Discursos e Demonstrações Matemáticas em Torno de Duas Novas Ciências (1638), onde a lei da queda dos corpos é investigada. | - |
| Descrição: dc.description | In this paper we propose the use of computer simulations of historical experiments in physics education as a strategy to recover and articulate the historical and empirical dimensions of scientific knowledge in the classroom. Particularly, we present a Didactic Interactive Simulation (DIS) using the software Modellus to rescue the experiment of the inclined plane described by Galileo Galilei in his work Discourse and Mathematical Demonstrations Concerning Two New Sciences (1638), in which he investigates the law of falling bodies. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Sociedade Brasileira de Física | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Revista Brasileira de Ensino de Física - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172012000400023&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 04 dez. 2020. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Simulação (Computadores) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Experimentos - tecnologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | - |
| Título: dc.title | Simulação de experimentos históricos no ensino de física: uma abordagem computacional das dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula | - |
| Título: dc.title | Historical experiments simulations in physics education: a computational approach of the historical and empirical dimensions of science in classroom | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: