Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, João Francisco Walter | - |
Autor(es): dc.creator | Amorim, Cláudia Naves David | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:19:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:19:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45934 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/926131 | - |
Descrição: dc.description | Windows are responsible for important attributes related to the user’s well-being, such as the presence of daylight and view to the outside, with visual and non-visual effects. The circadian cycle can be defined as our biological clock, which can be stimulated with the light intensity and less intensely with the spectrum. In this context, innovative materials, such as electrochromic glazing and microstructured optical components can help maximize daylight in the built environment and at the same time can filter unwanted solar radiation, protecting users from glare. From the present studies it is still unclear how the employment of these materials on facades affects non-visual effects. Therefore, the aim of the study is to give an overview of the non- visual effects of these materials on users in non-residential buildings. The method consisted of a literature review and its systematization of documents, metrics and available methods to evaluate how the employment of the electrochromic glazing and microstructured components can affect non-visual effects. It was concluded that these two materials have the potential to balance visual comfort and at the same time provide daylight. Yet it is important to extend these studies, particularly to warmer climates. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Pontificia Universidad Católica de Chile | - |
Relação: dc.relation | https://plea2022.org/wp-content/uploads/2023/03/PROCEEDINGS-ONSITE-FINAL-MARZO.pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Iluminação natural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vidros eletrocrômicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Componentes ópticos microestruturados | - |
Título: dc.title | Innovative transparent and translucent materials on façades : non-visual effects of light | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: