
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | D’Angelo, Biagio | - |
| Autor(es): dc.creator | Cunha, Lucas Monteiro Regis | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:18:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:18:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/48791 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/925789 | - |
| Descrição: dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2023. | - |
| Descrição: dc.description | O Codex Seraphinianus é uma obra paraliterária reconhecida por sua natureza excêntrica, sui generis, que encadeia ilustrações e uma escrita ilegível, formando uma estrutura muito semelhante àquela notada em enciclopédias tradicionais. Neste objeto, examinamos a natureza intertextual e intericônica do Codex Seraphinianus a fim de embasar sua relevância como entidade fantástica e utópica que contraria visões reducionistas nas artes e que, ao mesmo tempo, dialoga com a filosofia e sobre as noções de conhecimento. O aporte teórico para esta pesquisa se firma em estudos sobre a cultura do saber, o processo lógico por trás da organização do conhecimento, a relação entre a imagem e a ciência como possibilitadora da construção e da transmissão do conhecimento, bem como a maneira que a ficção pode estabelecer seu microcosmo. Nota-se, enfim, que o Codex Seraphinianus estabelece sua própria cosmogonia alterando e reconstruindo o arcabouço pictórico de seu leitor, induzindo a interpretação da leitura de um mundo completo ao se apresentar como um objeto simbólico do projeto de emancipação do Iluminismo, mas que se concretiza como ato paródico. | - |
| Descrição: dc.description | The Codex Seraphinianus is a paraliterary work for its eccentric nature that links illustrations and illegible writing forming a structure very similar to that noted in traditional encyclopedias. In this object, we examine the intertextual and intericonical nature of Codex Seraphinianus in order to support its source as a fantastic and utopian entity that contradicts reductionist visions in the arts, and that at the same time dialogues with a philosophy and about the notions of knowledge. The theoretical support for this research is based on studies on the culture of the saber, the logical process behind the organization of knowledge, the relationship between image and science as an enabler of the construction and transmission of knowledge, and how fiction can establish its microcosm. Finally, it can be noted that the Codex Seraphinianus subjects its own cosmogony, altering and reconstructing the pictorial framework of its reader, and that it induces the interpretation of the reading of a world by presenting itself as a symbolic object of the emancipation of the Enlightenment, but taking the form of a parody. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Codex Seraphinianus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Iconicidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Enciclopédias e dicionários | - |
| Título: dc.title | Codex seraphinianus (1981), de Luigi Serafini, uma enciclopédia visual | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: