
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidad de Coímbra | - |
| Autor(es): dc.creator | Athayde, Pedro Fernando Avalone | - |
| Autor(es): dc.creator | Figueiredo, António | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:17:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:17:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/48351 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.47197/retos.v51.101356 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0001-7219-3444 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/925508 | - |
| Descrição: dc.description | This article delves into the public management of sports policies in Brazil and Portugal, relying on a descriptive and com-parative analysis of the organizational structures adopted by the two countries. The study takes the form of descriptive-analytical re-search employing a qualitative approach with an exploratory scope. The employed methodologies encompass bibliographic review and documentary analysis. The primary objective was to describe and conduct a comparative analysis of the public management of thenational sports policies in Brazil and Portugal, using the organizational structures in the sector as a benchmark, up until 2022. The findings reveal that both countries share a history of tethering or subordinating sports to various realms of state activities. This aspect could be interpreted as indicative of institutional fragility, highlighting a diminished political legitimacy of the sector and a lesser inte-gration into the governmental agenda. Distinguishing between them, a noteworthy discourse revolves around the establishment of a national sports system. This system delineates competencies, responsibilities, and modes of interaction. In this regard, the Portuguese context appears to make more significant strides compared to the Brazilian scenario. | - |
| Descrição: dc.description | Este artículo profundiza en la gestión pública de las políticas deportivas en Brasil y Portugal, apoyándose en un análisis descriptivo y comparativo de las estructuras organizativas adoptadas por los dos países. El estudio tiene la forma de investigación des-criptivo-analítica con enfoque cualitativo y alcance exploratorio. Las metodologías empleadas abarcan la revisión bibliográfica y el análisis documental. El objetivo principal fue describir y realizar un análisis comparativo de la gestión pública de las políticas deportivas nacionales en Brasil y Portugal, utilizando como referencia las estructuras organizativas del sector, hasta 2022. Los resultados revelan que ambos países comparten una historia de atar o subordinar los deportes a varios ámbitos de las actividades estatales. Este aspecto podría interpretarse como indicativo de fragilidad institucional, destacando una menor legitimidad política del sector y una menor integración en la agenda gubernamental. Distinguiéndolos, un discurso digno de mención gira en torno al establecimiento de un sistema deportivo nacional. Este sistema delinea competencias, responsabilidades y modos de interacción. En este sentido, el contextoportu-gués parece dar pasos más significativos en comparación con el escenario brasileño. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Educação Física (FEF) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Retos | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Derechos de autor 2023 Retos (CC BY NC ND) Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão pública | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Esportes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise comparativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
| Título: dc.title | Public management of sport : a description and comparative analysis of the organizational structure in Brazil and Portugal | - |
| Título: dc.title | Gestión pública del deporte : descripción y análisis comparativo de la estructura organizativa en Brasil y Portugal | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: