Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Andrade, Tiago Leal Dutra de | - |
Autor(es): dc.creator | Abrantes, Paulo Cesar Coelho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:16:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:16:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/19039 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/925080 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo avalia várias hipóteses propostas para explicar a singularidade humana. Defende-se que esse tópico possui um valor pedagógico estratégico para o ensino médio, porquanto fortalece os elos entre as ciências naturais e as ciências sociais, evitando que sejam vistas como distantes em seus interesses e, mesmo, antagônicas em seus métodos e valores. Entretanto, os manuais de biologia aqui analisados, quando expõem a evolução do homem, restringem-se, quase que exclusivamente, aosseus aspectos morfológicos e fisiológicos, deixando de lado os aspectos psicológicos e culturais desse processo complexo. Argumenta-se que esses últimos aspectos são, precisamente, os que permitem integrar, no tratamento da evolução humana, aquelas grandes áreas e, de modo especial, a biologia e a antropologia. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This paper appraises various hypotheses proposed to account for human singularity. It is argued that this topic has a strategic pedagogical importance in high school since it strengthens the ties between the natural sciences and the social sciences, counteracting the tendency to see these areas as distant from each other in their research interests and, even, antagonic in their methods and values. Nonetheless, when human evolution is dealt with in the texts we analyze here, the discussions are usually restricted to the morphological and physiological aspects, leaving aside the psychological and cultural aspects of this complex process. The latter aspects are precisely the ones that convey an integration of those great areas and, especially, between biology and anthropology. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade Luterana do Brasil | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0 . | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evolução humana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia da mente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intencionalidade (Filosofia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cooperação | - |
Título: dc.title | A questão da singularidade humana nas imagens subjacentes ao ensino da evolução humana | - |
Título: dc.title | The question of human uniqueness in the teaching underlying images of human evolution | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: