
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Avila, Renata | - |
| Autor(es): dc.creator | Lopes, Marcos Antonio | - |
| Autor(es): dc.creator | Nakano, Eduardo Yoshio | - |
| Autor(es): dc.creator | Bottino, Cassio M. C. | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:15:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:15:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-02 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/29990 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/0004-282X20150200 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/924672 | - |
| Descrição: dc.description | Objetivo: este estudo tem como objetivo apresentar dados normativos para o teste de Fuld Object Memory Evaluation estratificada por sexo, idade e educação para a população idosa brasileira. Método: foram avaliados 2.132 idosos saudáveis de ambos os sexos com idade média de 70,30 anos (± 7,28) a partir de duas amostras de base comunitária no Brasil provenientes de diferentes áreas economicas que foram selecionados com testes cognitivos e funcionais e o teste de memória. Resultados: as análises estatísticas mostraram que os escores de memória tendem a melhorar significativamente com o aumento de anos de educação e diminuir significativamente o aumento da idade. Conclusão: conclui-se que gênero , escolaridade e idade tem efeito sobre o desempenho no teste Fuld Object Memory Evaluation nesta amostra da comunidade brasileira. | - |
| Descrição: dc.description | Objective: this study aims to present normative data for Fuld Object Memory Evaluation test stratified by sex, gender, age, and education for the Brazilian elderly population. Method: we evaluated 2.132 healthy elderly both genders, with a mean age of 70.30 years (± 7.28) from two community-based samples in Brazil drawn from different economic areas who were screened with cognitive and functional tests and the memory test. Statistical analyses were performed by independent t-test, one-way analysis of variance and multiple linear regression. Results: statistical analyses showed that memory scores tend to improve significantly with increasing years of education and decrease significantly as age increased. Conclusion: we conclude that gender, education and age had effect on the Fuld Object Memory Evaluation performance in this Brazilian community-based sample. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Arquivos de Neuro-Psiquiatria - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X2016000200011&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 16 mar. 2018. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cognição | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Testes neuropsicológicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Demência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Memória | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Distúrbios da memória | - |
| Título: dc.title | Normative data of Fuld Object Memory Evaluation test for brazilian elderly population | - |
| Título: dc.title | Dados normativos do teste Fuld Object Memory Evaluation para a populaçāo de idosos brasileiros | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: