
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lopes, Rodolfo | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, André Luiz da Paz e | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:14:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:14:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-02 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39285 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/924516 | - |
| Descrição: dc.description | Objeto de leitura e interpretação desde o Período Clássico, o Banquete em nosso tempo possui alguns modelos interpretativos no que diz respeito à relação entre os discursos dos simposiastas Fedro, Pausânias, Erixímaco, Aristófanes, Agatão e Sócrates, bem como da personagem convidada a participar dos discursos, Diotima, e aquele que invade a reunião, Alcibíades. Escolhemos para tomar corpo em nossa análise algumas leituras que, por um lado, desvalorizam para a interpretação e compreensão do texto os discursos anteriores ao de Sócrates, de modo que sua relação com restante do texto seria de excludência, e outras que, por outro, valorizam a forma e o conteúdo destes discursos, de modo a considerá-los necessários à compreensão do diálogo como um todo. Essa discussão historiográfica tem por objetivo possibilitar uma análise mais abrangente das relações metodológicas entre todos os discursos, levando em consideração suas permanências, suas rupturas, suas aproximações e seus distanciamentos, tanto no que diz respeito à relação dos cinco primeiros discursos entre si quanto em relação ao restante do diálogo. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | - |
| Descrição: dc.description | Being read and studied since the Classical Period, Plato’s Symposium currently holds a few readings concerning the relation between the speeches made by the symposiasts Phaedrus, Pausanias, Eryximachus, Aristophanes, Agathon and Socrates, as well Diotima, invited by Socrates to partake in the speeches, and Alcibiades, the one that invades the meeting. We have chosen a few readings that, on the one hand, devalue all the speeches but Socrates’ to the understanding of the dialogue, insofar as their relation would be of exclusiveness, and others that, on the other hand, value both the content and form of said speeches, taking them as fundamental to the proper understanding of the dialogue. This historiographic debate seeks to ground an analysis of the methodological relations between all of the discourses, taking into account their continuities and ruptures, similarities and differences, both among themselves as well as with the remainder of this dialogue. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Metafísica | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Platão - crítica e interpretação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Banquete | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Discurso | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Método dialético | - |
| Título: dc.title | Um banquete de discursos : estudo sobre a relação metodológica entre os discursos no Banquete de Platão | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: