
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Canedo, Edna Dias | - |
| Autor(es): dc.creator | Costa, Ruyther Parente da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:14:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:14:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32467 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/924382 | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho financiado pelo Edital DPI / DPG - UnB n° 02/2018 (Apoio à Publicação de Artigos em Anais de Eventos, resultantes de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação de servidores do Quadro da Universidade de Brasília). | - |
| Descrição: dc.description | The nature of agile software projects is different from software projects that use traditional methodologies. Therefore, using traditional techniques of estimates of effort, time and cost can produce imprecise estimates. Several estimation techniques have been proposed by several authors and developers in recent years. This work performs a Systematic Literature Review (SLR) of current estimates practices in the development of agile software and the most used size metrics as inputs for these estimates, collecting and documenting them for a future comparison of their accuracy. With the realization of SLR, it was identified that Story Point and Point of Function are the most used metrics in agile projects as the basis for estimating size, time, effort, productivity and cost. Based on these two-size metrics, it was performed a case study with the estimation of effort, time and cost for an agile project of a software factory, where the actual development values were compared with the estimates made to analyze which provided the estimates that most closely approximated the actual values that were estimated. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Exatas (IE) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Ciência da Computação (IE CIC) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Publicador: dc.publisher | Lousiania State University | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela Professora Doutora Edna Dias Canedo, em 21 de agosto de 2018, para disponibilizar o trabalho, gratuitamente, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Software - desenvolvimento | - |
| Título: dc.title | Methods and metrics for estimating and planning agile software projects | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: