
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Andre Vitor Fernandes dos | - |
| Autor(es): dc.creator | Bezerra, Luana Gomide | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:13:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:13:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-27 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51531 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/924259 | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa partiu da inquietação acerca das mudanças recentes do Novo Ensino Médio, os desdobramentos dos conteúdos, habilidades e aprendizagens acerca das Ciências da Natureza, com ênfase nos conteúdos de Biologia. Aqui se promoveu a investigação dos objetivos e resultados das Avaliações Diagnósticas da Educação Básica na Biologia e nas dificuldades e enfrentamentos dos docentes de Biologia frente ao Novo Ensino Médio. A partir do olhar para o exame do ENEM e interpretação pedagógica dos seus relatórios de 2009 a 2012 essa investigação produziu um curso de e xtensão para professores de Biologia. O curso possibilitou pensar o que são as avaliações externas, criar formas de interpretação entre a relação dos itens da Biologia das provas do ENEM e seus relatórios e ferramentas pedagógicas, e produzir um olhar a partir do ensino por investigação para trabalhar a análise e criação de itens de Biologia considerando a operação cognitiva, o contexto e o objeto do conhecimento dos descritores do mapa de itens do ENEM de Ciências da Natureza. | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa partiu da inquietação acerca das mudanças recentes do Novo Ensino Médio, os desdobramentos dos conteúdos, habilidades e aprendizagens acerca das Ciências da Natureza, com ênfase nos conteúdos de Biologia. Aqui se promoveu a investigação dos objetivos e resultados das Avaliações Diagnósticas da Educação Básica na Biologia e nas dificuldades e enfrentamentos dos docentes de Biologia frente ao Novo Ensino Médio. A partir do olhar para o exame do ENEM e interpretação pedagógica dos seus relatórios de 2009 a 2012 essa investigação produziu um curso de e xtensão para professores de Biologia. O curso possibilitou pensar o que são as avaliações externas, criar formas de interpretação entre a relação dos itens da Biologia das provas do ENEM e seus relatórios e ferramentas pedagógicas, e produzir um olhar a partir do ensino por investigação para trabalhar a análise e criação de itens de Biologia considerando a operação cognitiva, o contexto e o objeto do conhecimento dos descritores do mapa de itens do ENEM de Ciências da Natureza. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Novo Ensino Médio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículo educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação em larga escala (SAEB) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biologia - estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | - |
| Título: dc.title | Usos pedagógicos dos exames e avaliações externas : diálogos com ensino investigativo | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: