
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Vieira, Andreia dos Santos Gomes | - |
| Autor(es): dc.creator | Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Elisvânia Amaro da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:13:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:13:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/23135 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/924250 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo é um recorte de um estudo realizado junto aos professores de Educação Infantil e aos alunos acerca de suas representações sociais sobre as rotinas pedagógicas. Dentre os elementos emergentes das representações docentes, destacam-se o brincar e a brincadeira, o que evidencia o reconhecimento da importância dessas ações no contexto escolar. Na escuta das crianças sobre a rotina pedagógica e sua participação na organização da mesma, esses sujeitos, também, apresentam o brincar e a brincadeira como aspectos considerados importantíssimos durante o período em que permanecem na escola, bem como o espaço que devem ocupar na organização do trabalho pedagógico. Os resultados apontam para a relevância atribuída pelas crianças no que se refere à presença da ludicidade no espaço escolar e ao desafio de efetivar sua participação na organização da rotina que ainda tem, como foco, a figura do professor. | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo é um recorte de um estudo realizado junto aos professores de Educação Infantil e aos alunos acerca de suas representações sociais sobre as rotinas pedagógicas. Dentre os elementos emergentes das representações docentes, destacam-se o brincar e a brincadeira, o que evidencia o reconhecimento da importância dessas ações no contexto escolar. Na escuta das crianças sobre a rotina pedagógica e sua participação na organização da mesma, esses sujeitos, também, apresentam o brincar e a brincadeira como aspectos considerados importantíssimos durante o período em que permanecem na escola, bem como o espaço que devem ocupar na organização do trabalho pedagógico. Os resultados apontam para a relevância atribuída pelas crianças no que se refere à presença da ludicidade no espaço escolar e ao desafio de efetivar sua participação na organização da rotina que ainda tem, como foco, a figura do professor. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Publicador: dc.publisher | Faculdade de Educação - UnB | - |
| Relação: dc.relation | http://repositorio.unb.br/handle/10482/23065 | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização para disponibilização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo organizador do evento, em 23 de março de 2017, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 Interancional, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brincadeiras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
| Título: dc.title | O espaço do brincar na rotina pedagógica da educação infantil | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: