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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rufinoni, Priscila Rossinetti | - |
| Autor(es): dc.creator | Dias, Alex Chrystian Ferreira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-17T23:25:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-17T23:25:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51667 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/923694 | - |
| Descrição: dc.description | O presente estudo explora a trajetória de Hélio Oiticica, destacando a marginalidade como um conceito central para compreender sua obra e pensamento. Ao longo do texto, investiga-se como o artista rompeu com as normas tradicionais da arte, aproximando-se de comunidades socialmente marginais e transformando experiências de vida em práticas artísticas que desafiam os limites institucionais. São analisadas as influências filosóficas em seu trabalho, especialmente as ideias de Nietzsche, que moldaram sua visão subversiva e criativa, bem como sua abordagem sobre o mito, ressignificado como elemento simbólico e concreto em sua produção. Além disso, o conceito de "Crelazer" é explorado como uma proposta de vivência artística que une lazer, criação e cotidiano, rompendo com as convenções do campo artístico. Discute-se como a obra artística e textual de Oiticica critica o espaço museológico tradicional, propondo sua marginalização e ressignificação como uma experiência cotidiana em que arte e vida se fundem em oposição à ideia hegemônica de museu. Busca-se avaliar que o trabalho de Hélio Oiticica ultrapassa a criação estética convencional, oferecendo um novo paradigma que integra arte, vida e marginalidade como formas de resistência e transformação cultural. | - |
| Descrição: dc.description | This work aims to explore the trajectory of Hélio Oiticica, highlighting marginality as a central concept to understand his work and thoughts. Throughout the text, the work investigates how the artist broke with traditional art norms, approaching socially marginal communities and transforming life experiences into artistic practices that challenge institutional limits. The philosophical influences on his work are analyzed, especially Nietzsche's ideas, which shaped his subversive and creative vision, as well as his approach to myth, redefined as a symbolic and concrete element in his production. Furthermore, the concept of "Crelazer" is explored as a proposal for an artistic experience that combines leisure, creation and everyday life, breaking with the conventions of the artistic field. It is argued how Oiticica's artistic and textual work criticizes the traditional museum space, proposing its marginalization and resignification as an everyday experience where art and life merge, as opposed to the idea of museum hegemony. The aim is to assess that Hélio Oiticica's work goes beyond conventional aesthetic creation, offering a new paradigm that integrates art, life and marginality as forms of resistance and cultural transformation. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Filosofia (ICH FIL) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte contemporânea - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Oiticica, Hélio, 1937-1980 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modernidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pós-modernidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Profanação | - |
| Título: dc.title | O mundo enquanto museu: a atitude profanatória de oiticica enquanto expressão de sua produção artística | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
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