Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rossoni, Luciano | - |
Autor(es): dc.creator | Miacci, João Lucas Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-17T23:25:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-17T23:25:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51445 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/923669 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2024. | - |
Descrição: dc.description | Investigar os fatores determinantes para o desempenho escolar vem sendo alvo de diversos estudos nas últimas décadas em sociologia da educação. O objetivo deste estudo é descrever os efeitos da mobilização do capital social da família e da escola nas demais formas de capital e no desempenho escolar dos estudantes. A relevância do estudo reside em analisar não somente a posse, mas também a mobilização do capital social, de modo a responder às perguntas: de que forma o capital social, humano e econômico da família e da escola influencia no desempenho dos estudantes? Quais são os efeitos da mobilização do capital social da família e da escola nas demais formas de capital? Para isso, utilizou-se modelos de regressões multiníveis ponderados pelo Inverse Mills Ratio e tendo como variável dependente a média de proficiência em língua portuguesa e matemática dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019. Os principais resultados indicam que o capital social da família atua como mobilizador do capital humano e econômico dos pais, potencializando seus efeitos no desempenho escolar. Já a mobilização do capital social da escola não alcançou significância estatística como moderadora das características familiares. Constata-se também que a presença e a escolaridade da mãe são mais relevantes para a melhoria do desempenho dos filhos em relação a presença e a escolaridade do pai. Dessa forma, o estudo fornece dados relevantes para o debate educacional e para o desenho de políticas públicas, especialmente àquelas voltadas para o fortalecimento do efeito escola sobre o desempenho escolar a fim de romper com os ciclos de reprodução de pobreza intergeracional. | - |
Descrição: dc.description | Investigating the determining factors for school performance has been the subject of several studies in the sociology of education over the last decades. The objective of this study is to describe the effects of the mobilization of family and school social capital on other forms of capital and on students' school performance. The relevance of the study lies in analyzing not only the possession, but also the mobilization of social capital, in order to answer the following questions: how do family and school social, human, and economic capital influence student performance? What are the effects of the mobilization of family and school social capital on other forms of capital? To this end, multilevel regression models weighted by the Inverse Mills Ratio were used and having as the dependent variable the average proficiency in Portuguese and mathematics of students in the 2019 Brazilian Basic Education Assessment System (Saeb). The main results indicate that family social capital acts as a mobilizer of parents' human and economic capital, enhancing its effects on school performance. The mobilization of school social capital did not reach statistical significance as a moderator of family characteristics. It was also found that the presence and education of the mother are more relevant to improving children's performance in relation to the presence and education of the father. Thus, the study provides relevant data for the educational debate and for the design of public policies, especially those aimed at strengthening the school effect on academic performance in order to break the cycles of reproduction of intergenerational poverty. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Administração (FACE ADM) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capital social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desempenho escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia da educação | - |
Título: dc.title | Em que medida o capital social da família e da escola mobiliza as diferentes formas de capital : um estudo multinível do desempenho escolar no ensino médio brasileiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: