Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Maria do Socorro Ferreira da | - |
Autor(es): dc.contributor | Layrargues, Philippe Pomier | - |
Autor(es): dc.creator | Zeitune, Alexandre David | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-17T23:24:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-17T23:24:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50801 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/923659 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, 2024. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver estratégias didático-pedagógicas a partir da aprendizagem ativa com alunos com Altas Habilidades ou Superdotação e buscou ainda despertar nesses alunos uma consciência crítica quanto às questões socioambientais, pois este público do ensino especial necessita de estratégias de enriquecimento educacional pautadas em seus interesses, habilidades e estilos de aprendizagem específicos, fundamentais para a construção do conhecimento a partir de suas realidades. Como procedimentos metodológicos, foram realizadas reuniões prévias com os professores e alunos participantes, elaboração e aplicação de questionário, diagnóstico inicial e final. Desenvolveram-se estratégias didático-pedagógicas para a aprendizagem ativa, contendo os cinco estágios para a análise socioambiental e o entendimento de condicionantes socioambientais na proliferação de mosquitos transmissores de doenças. Por meio de abordagens da aprendizagem ativa, tais como saídas de campo, debates em sala de aula, resolução de problemas, experimentos práticos em laboratório, os alunos demonstraram autonomia e reflexões críticas sobre as influências socioambientais relacionadas aos mosquitos de interesse sanitário. Essas estratégias foram fundamentais para ampliar o entendimento dos alunos sobre a temática de modo que pudessem construir seus conhecimentos sobre o aumento da população de mosquitos em suas comunidades. O desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas, inovação, comunicação e trabalho em equipe foram fundamentais para que, ao término do estudo, os alunos pudessem apresentar os seus próprios projetos científicos. | - |
Descrição: dc.description | This research aimed to develop didactic-pedagogical strategies, based on active learning, with students with Talented Students or Giftedness. The project also sought to awaken in these students a critical awareness of socio-environmental issues, since this special education group needs educational enrichment strategies based on their interests, abilities and specific learning styles, which are fundamental to the construction of knowledge based on their realities. As methodological procedures, prior meetings were held with the teachers and students who participated in the reasearch, the preparation and application of a diagnostic and final questionnaire, the development of didactic-pedagogical strategies for active learning containing the five stages for socio-environmental analysis and the understanding of socio-environmental conditioning factors in the proliferation of diseasetransmitting mosquitoes. Through active learning approaches, such as field trips, classroom debates, problem-solving and practical experiments in the laboratory, the students demonstrated autonomy and critical thinking about the socio-environmental influences related to mosquitoes of health interest. These strategies were fundamental in broadening the students' understanding of the subject so that they could collaborate and share valuable information with their communities. The development of skills such as critical thinking, problem-solving, innovation, communication and teamwork were fundamental so that, at the end of the study, the students could present their own scientific projects. | - |
Descrição: dc.description | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Ambientais, Mestrado Profissionalizante | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Superdotados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inseto como transmissor de doenças | - |
Título: dc.title | Aprendizagem ativa com alunos de altas habilidades ou superdotação : a influência dos condicionantes socioambientais na proliferação de mosquitos transmissores de doenças | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: