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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Villas Bôas, Rafael Litvin | - |
| Autor(es): dc.creator | Bastos, Meimei Camila Silveira Alves | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-17T23:23:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-17T23:23:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-27 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51393 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/923596 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, 2024. | - |
| Descrição: dc.description | Este é um trabalho sobre slam a partir de perspectivas empíricas e teóricas. Início esta dissertação descrevendo o funcionamento, os elementos e as principais regras das batalhas de poesia falada. Subsequentemente, realizo um levantamento histórico da manifestação abordando desde sua origem nos Estados Unidos até os tempos atuais. Também apresento o mapeamento da presença da slam no Brasil e na América Latina; compartilharei memórias, experiências e produções acumuladas ao longo de anos a partir do contato e da troca com comunidades de slam em território nacional e internacional. Na segunda rodada e na conclusão desta investigação a partir do levantamento bibliográfico e do diálogo com autorias de diversos campos do saber, me dedico a analisar e refletir sobre as potencialidades cênicas, educacionais, sociais e políticas da slam buscando compreendê-la como um espaço de ensino-aprendizagem e do que chamo aqui de rito de desetiquetamento social. Concluiu-se que a performance poética característica da slam vai além da simples recitação de poemas; ela representa uma manifestação de identidade, resistência e transformação. As participantes utilizam a poesia do corpo e da voz como uma ferramenta para desafiar as normas e os estereótipos sociais, expressando suas experiências e perspectivas de forma autêntica e profunda. Dessa maneira, concluo que a slam se torna um ritual de desconstrução social; pois a sociedade que antes rotulava alguém como possível criminoso passa a enxergá-lo com outros olhos, não mais como tal rótulo pejorativo, mas sim como poeta ou artista. | - |
| Descrição: dc.description | This is a work on slam from empirical and theoretical perspectives. I begin this dissertation by describing the functioning, elements and main rules of spoken word poetry battles. Subsequently, I carry out a historical survey of the event, from its origins in the United States to the present day. I will also map the presence of slam in Brazil and Latin America; I will share memories, experiences and productions accumulated over the years from contact and exchange with slam communities on national and international territory. In the second round and conclusion of this investigation, based on a bibliographical survey and dialogue with authors from different fields of knowledge, I will analyze and reflect on the scenic, educational, social and political potential of slam, seeking to understand it as a teaching-learning space and what I call here a rite of social de-labeling. It was concluded that the poetic performance characteristic of slam goes beyond the simple recitation of poems; it represents a manifestation of identity, resistance and transformation. The participants use body and voice poetry as a tool to challenge social norms and stereotypes, expressing their experiences and perspectives in an authentic and profound way. In this way, I conclude that slam becomes a ritual of social deconstruction; because society that previously labeled someone as a possible criminal starts to see them with different eyes, no longer as such a pejorative label, but as a poet or artist. | - |
| Descrição: dc.description | Se trata de un trabajo sobre la slam desde perspectivas empíricas slam teóricas. Comienzo esta disertación describiendo el funcionamiento, los elementos slam las reglas principales de las batallas de poesía hablada. Posteriormente, realizo un recorrido histórico del evento, desde sus orígenes en Estados Unidos hasta la actualidad. También trazaré un mapa de la presencia de la slam en Brasil slam América Latina; compartiré recuerdos, experiencias slam producciones acumuladas a lo largo de los años a partir del contacto slam el intercambio con comunidades de slam en Brasil slam en el extranjero. En la segunda vuelta slam conclusión de esta investigación, a partir de un relevamiento bibliográfico slam del diálogo con autores de diferentes áreas del conocimiento, analizaré slam reflexionaré sobre el potencial escénico, educativo, social slam político de la slam, buscando entenderlo como un espacio de enseñanza-aprendizaje slam lo que aquí llamo un rito de desetiquetamiento social. Se concluyó que la performance poética característica de la slam va más allá de la simple recitación de poemas; representa una manifestación de identidad, resistencia slam transformación. Los participantes utilizan la poesía corporal slam vocal como herramienta para desafiar las normas slam estereotipos sociales, expresando sus experiencias slam perspectivas de forma auténtica slam profunda. De este modo, concluyo que la slam se convierte en un ritual de deconstrucción social; porque la sociedad que antes etiquetaba a alguien como posible delincuente empieza a verlo con otros ojos, ya no como una etiqueta tan peyorativa, sino como poeta o artista. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Poetry Slam | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Batalha de poesia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação não-formal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação não-formal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Performance (Arte) | - |
| Título: dc.title | Versos que inquietam, ensinam e desetiquetam : a slam | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
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