
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Vieira, Maria Clarisse | - |
| Autor(es): dc.creator | Vieira, Anabella da Cruz | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-17T23:23:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-17T23:23:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-23 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51641 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/923571 | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa teve como objetivo compreender, com base nas memórias e histórias das mulheres adultas da Educação de Jovens e Adultos, os sentidos atribuídos ao retorno à vida escolar, identificando em que medida a escolarização contribui para a superação das desigualdades entre os gêneros e as mazelas sociais. A investigação tem natureza qualitativa, por meio de entrevistas narrativas. Este método possibilita a escuta de sujeitas que vivenciaram uma determinada experiência, mediante a reconstrução de acontecimentos sociais pela perspectiva do entrevistado. O tratamento dos dados obtidos foi analisado pelo viés da proposta de Schutze. Os principais pressupostos teóricos encontram-se em Paulo Freire, Sueli Carneiro, Heleieth Saffioti, Lélia Gonzalez, Ângela Davis, Mary Del Priore e Maria Helena Bastos e Nita Freire. A pesquisa revela que a historicidade do processo educacional do Brasil explica os índices de mulheres não alfabetizadas na época atual, agregada a características sociais brasileiras, como desigualdade, racismo, machismo e sexismo, que aparecem nas histórias de vida destas sujeitas, justificando sua ausência da escola na infância e adolescência. No entanto, a luta pelo resgate de suas humanizações confirma sua presença na escola pela via da Educação de Jovens e Adultos. | - |
| Descrição: dc.description | This research aimed to understand, based on the memories and stories of adult women in Youth and Adult Education, the meanings attributed to the return to school life, identifying to what extent schooling contributes to overcoming gender inequalities and problems social. The investigation is qualitative in nature, through narrative interviews. This method makes it possible to listen to subjects who have lived a certain experience, through the reconstruction of social events from the perspective of the interviewee. The treatment of the data obtained was analyzed according to Schutze's proposal. The main theoretical assumptions are found in Paulo Freire, Sueli Carneiro, Heleieth Saffioti, Lélia Gonzalez, Ângela Davis, Mary Del Priore and Maria Helena Bastos and Nita Freire. The research reveals that the historicity of Brazil's educational process explains the rates of illiterate women in the current era, added to Brazilian social characteristics such as inequality, racism, machismo and sexism, which appear in the life stories of these subjects, justifying their absence from education. school in childhood and adolescence. However, the fight to rescue their humanizations justifies their presence at school through Youth and Adult Education. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mulheres | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mulheres - educação | - |
| Título: dc.title | Do abandono ao retorno : memórias e histórias das mulheres estudantes na Educação de Jovens e Adultos | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: