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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Maria Abadia da | - |
| Autor(es): dc.creator | Sousa, Heloisa Alves de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-17T23:22:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-17T23:22:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-03 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51649 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/923535 | - |
| Descrição: dc.description | Esta dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação – Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação, integra os estudos do grupo de pesquisa ÁGUIA sobre Organismos Internacionais, Política e Gestão da Educação Básica. O objeto deste estudo é a relação públicoprivada entre a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), mediada pelo Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), entre 2017 e 2022. O estudo teve como objetivo investigar as implicações dessa parceria para a gestão da educação básica pública no Distrito Federal, com destaque para as tensões que emergem entre os interesses públicos e privados. A pesquisa adota a perspectiva do materialismo histórico-dialético, permitindo uma análise crítica das contradições que permeiam a implementação de parcerias público-privadas (PPP) no sistema educacional público. De caráter qualitativo, a pesquisa foi desenvolvida por meio da análise documental e entrevistas semiestruturadas com gestores em diferentes níveis de administração da SEEDF. As categorias de análise focam na gestão democrática, participação e na relação entre o público e o privado, examinando como essas categorias são operacionalizadas dentro do processo de implementação do PNEE. A pesquisa conclui que a parceria SEBRAE-SEEDF, embora promova inovações pedagógicas, compromete a autonomia escolar e a gestão democrática, resultando em uma mercantilização da educação pública. Como alternativa, o estudo sugere a adoção de uma educação crítica e emancipadora, que se distancie das lógicas mercadológicas e promova a formação integral e autônoma dos sujeitos. | - |
| Descrição: dc.description | This research, developed within the Graduate Program in Education at the Faculty of Education – University of Brasília (UnB), in the research line of Public Policies and Education Management, is part of the research group ÁGUIA’s studies on International Organizations, Policy, and Management of Basic Education. The object of this study is the public-private partnership between the Secretariat of Education of the Distrito Federal (SEEDF) and the Brazilian Service of Support for Micro and Small Enterprises (SEBRAE), mediated by the National Program of Entrepreneurial Education (PNEE) between 2017 and 2022. The study investigated the implications of this partnership for the management of public basic education in the Federal District, with a focus on the tensions that appear between public and private interests. The research adopts the perspective of historical-dialectical materialism, enabling a critical analysis of the contradictions that permeate the implementation of public-private partnerships (PPP) in the public educational system. Qualitative in nature, the research was developed through the documentary analysis of cooperation agreements, federal, state, and business documents, and semi-structured interviews with managers at distinct levels of SEEDF administration. The categories of analysis focus on democratic management, participation, and the partnership between public and private spheres, examining how these categories are operationalized within the implementation of the PNEE. The research concludes that the SEBRAE-SEEDF partnership, although promoting pedagogical innovations, compromises school autonomy and democratic management, resulting in the commodification of public education. As an alternative, the study suggests the adoption of a critical and emancipatory education, distancing itself from market logics and promoting the integral and autonomous formation of individuals. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relação público-privado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação empreendedora | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação básica - Distrito Federal (Brasil) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação básica - gestão | - |
| Título: dc.title | A relação público-privada entre a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e o SEBRAE por meio do programa nacional de educação empreendedora : 2017 a 2022 | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
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