
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Montandon, Maria Isabel | - |
| Autor(es): dc.contributor | Puig, Daniel Fils | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Francisco Abreu Pereira de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-17T23:21:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-17T23:21:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50820 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/923453 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Brasília, 2024. | - |
| Descrição: dc.description | Esse trabalho tem como objetivo contribuir com a formação dos iniciantes em percussão e sua participação na prática de conjunto, por meio de seis obras autorais com técnicas e estéticas composicionais da música contemporânea. Como professor da disciplina Grupo de Percussão em uma escola de música de Brasília, deparei-me com a dificuldade em selecionar composições que contemplassem todo o grupo, geralmente heterogêneo em níveis de habilidades e conhecimentos musicais. O repertório usual requer domínio de leitura e controle rítmico, habilidades que são desafiadoras para muitos iniciantes. Considerando a proximidade da música para percussão com a vanguarda artística e as potencialidades que a música contemporânea pode gerar aos iniciantes, conforme apontado por Schafer (2011), Delalande (2019) e Fernandes (2020), busquei, como alternativa, possibilidades de trabalhar outras habilidades por meio de obras com grafias não convencionais e forma aberta, repertório incomum para iniciantes em música, assim como constatado por Daldegan (2009), Cuervo (2009), Schreiner (2016), Brietzcke (2018), Vertamatti (2006), Magre (2017) e Valadão (2019). Busquei referência e inspiração em obras de J. Cage, J. Antunes, M. A. Guimarães, S. Reich, J. de Oliveira, E. Zampronha, M. Ptaszynska, T. Riley, T. De Mey, D. Puig, S. Smith dentre outros que tiveram influência tanto na minha formação musical como na história da música para percussão. | - |
| Descrição: dc.description | This work aims to contribute to the training of beginners in percussion and their participation in ensemble practice, through six original works with techniques and compositional aesthetics from contemporary music. As a Percussion Group teacher at a music school in Brasília, I encountered the difficulty of selecting compositions that included the entire group, generally heterogeneous in levels of musical skills and knowledge. The usual repertoire requires mastery of reading and rhythmic control, skills that are challenging for many beginners. Considering the proximity of percussion music to the artistic avant-garde and the potential that contemporary music can generate for beginners, as pointed out by Schafer (2011), Delalande (2019) and Fernandes (2020), I sought, as an alternative, possibilities to work on other skills through works with unconventional music notation and open form, an unusual repertoire for music beginners, as found by Daldegan (2009), Cuervo (2009), Schreiner (2016), Brietzcke (2018), Vertamatti (2006), Magre (2017) and Valadão (2019). I sought reference and inspiration in works by J. Cage, J. Antunes, M. A. Guimarães, S. Reich, J. de Oliveira, E. Zampronha, M. Ptaszynska, T. Riley, T. De Mey, D. Puig, S. Smith among others which had an influence on both my musical training and the history of percussion music. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Grupos musicais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Instrumentos de percussão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música contemporânea | - |
| Título: dc.title | Repertório para grupo de percussão iniciante : uma trilha por meio da música contemporânea | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: