Legislação e formação do atleta no Brasil : análise das Políticas Públicas Internacionais e perspectivas para o contexto brasileiro.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Felipe Rodrigues da-
Autor(es): dc.creatorParaizo, Rodrigo Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-17T23:21:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-17T23:21:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-20-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-20-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-20-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50998-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/923403-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2024.-
Descrição: dc.descriptionA formação esportiva demanda dedicação intensa, envolvendo treinos rigorosos, competições, viagens e reabilitação, muitas vezes à custa do convívio social (DAMO, 2007; MORENO et al., 2017). Conciliar essa rotina com estudos ou trabalho é um desafio, dando origem ao conceito de dupla carreira (DAMO, 2007; MORENO et al., 2017; COMISSÃO EUROPEIA, 2012). Para o estudante-atleta, manter o equilíbrio entre estudos, treinos e competições é essencial, especialmente diante das possíveis transições turbulentas, como lesões, aposentadorias inesperadas ou desistência da prática esportiva de alto rendimento (WYLLEMAN, 2011; MARTINS; ROCHA; COSTA, 2020). Este estudo teve como objetivo caracterizar e analisar as principais políticas públicas destinadas a apoiar a permanência desses estudantes-atletas no esporte e no desenvolvimento educacional. Utilizando uma abordagem metodológica qualitativa exploratória, examinamos documentos legais e revisamos artigos científicos para apresentar um panorama histórico e legal da dupla carreira do estudante-atleta. Concluímos que, apesar das significativas mudanças no mercado de trabalho do atleta brasileiro, promovidas pela Lei Geral do Esporte, ainda persistem lacunas e desafios decorrentes da não revogação da Lei Pelé. Além disso, embora haja avanços nas políticas públicas internacionais, é fundamental considerar aspectos culturais, de gênero e físicos para aprimorar essas políticas.-
Descrição: dc.descriptionSports training demands intense dedication, involving rigorous training, competitions, travel and rehabilitation, often at the expense of social interaction (DAMO, 2007; MORENO et al., 2017). Reconciling this routine with studies or work is a challenge, giving rise to the concept of dual careers (DAMO, 2007; MORENO et al., 2017; EUROPEAN COMMISSION, 2012). For the student-athlete, maintaining a balance between studies, training and competitions is essential, especially in the face of possible turbulent transitions, such as injuries, unexpected retirements or giving up high-performance sports (WYLLEMAN, 2011; MARTINS; ROCHA; COSTA, 2020). This study aimed to characterize and analyze the main public policies aimed at supporting the permanence of these student-athletes in sport and educational development. Using an exploratory qualitative methodological approach, we examined legal documents and reviewed scientific articles to present a historical and legal overview of the student-athlete's dual career. We conclude that, despite the significant changes in the Brazilian athlete's job market, promoted by the General Sports Law, gaps and challenges still persist resulting from the non-repeal of the Pelé Law. Furthermore, although there are advances in international public policies, it is essential to consider cultural, gender and physical aspects to improve these policies.-
Descrição: dc.descriptionEl entrenamiento deportivo exige una dedicación intensa, que implica entrenamientos rigurosos, competiciones, viajes y rehabilitación, muchas veces a expensas de la interacción social (DAMO, 2007; MORENO et al., 2017). Conciliar esta rutina con los estudios o el trabajo es un desafío, dando lugar al concepto de carrera dual (DAMO, 2007; MORENO et al., 2017; COMISIÓN EUROPEA, 2012). Para el estudiante-deportista mantener un equilibrio entre estudios, entrenamientos y competiciones es fundamental, especialmente ante posibles transiciones turbulentas, como lesiones, retiros inesperados o abandono de deportes de alto rendimiento (WYLLEMAN, 2011; MARTINS; ROCHA; COSTA , 2020). Este estudio tuvo como objetivo caracterizar y analizar las principales políticas públicas orientadas a apoyar la permanencia de estos estudiantes-deportistas en el deporte y el desarrollo educativo. Utilizando un enfoque metodológico cualitativo exploratorio, examinamos documentos legales y revisamos artículos científicos para presentar un panorama histórico y legal de la doble carrera del estudiante-atleta. Concluimos que, a pesar de los cambios significativos en el mercado laboral del deportista brasileño, promovidos por la Ley General del Deporte, aún persisten vacíos y desafíos derivados de la no derogación de la Ley Pelé. Además, aunque hay avances en las políticas públicas internacionales, sí. Es fundamental considerar aspectos culturales, de género y físicos para mejorar estas políticas.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação Física (FEF)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação Física-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectDupla carreira-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas - esportes-
Palavras-chave: dc.subjectEsportes - legislação-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de trabalho - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes atletas-
Palavras-chave: dc.subjectAtletas - formação-
Título: dc.titleLegislação e formação do atleta no Brasil : análise das Políticas Públicas Internacionais e perspectivas para o contexto brasileiro.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.