
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pederiva, Patrícia Lima Martins | - |
| Autor(es): dc.creator | Bezerra, Douglas Bento | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-17T23:19:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-17T23:19:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51809 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/923235 | - |
| Descrição: dc.description | A pesquisa tem por objetivo investigar as vivências estéticas de uma criança em relação ao cinema do seu pai, entre os anos de 1994 e 1995. Para isso, tem-se como método a Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, e a unidade de vivência como caminho metodológico. Tratando-se de um trabalho investigativo também sobre o passado, as ferramentas metodológicas são as memórias, construídas por meio de fotografias, filmagens em VHS e o relato das pessoas que, de uma forma ou de outra, participaram destes momentos. Este material nos servirá para acessar as vivências de Bento com o cinema de Seu Francisco. Assim, investigamos as potencialidades democrática e emancipadora do cinema, como desestabilizador do modelo hierárquico tradicional de ensino, proporcionando um ambiente onde as crianças têm a liberdade para criarem e se expressarem, desenvolvendo sua unidade intelecto-afetiva. Como tática educativa para a apropriação da arte cinematográfica pelas crianças, propomos a transmidiação. Espera-se, por meio da pesquisa, compreender como a arte do cinema tem condições de possibilitar o acesso às emoções, e ser o catalisador para a educação e o desenvolvimento dos afetos. | - |
| Descrição: dc.description | The research investigates a child's aesthetic experiences concerning his father's cinema, between 1994 and 1995. To achieve this, Vygotsky's Historical-Cultural Theory is used as a method, and the unity of experience is used as a methodological path. Since this is also an investigative work about the past, the methodological tools are memories, constructed through photographs, VHS footage, and the accounts of people who participated in these moments in one way or another. This material will help us access Bento's experiences with Seu Francisco's cinema. Thus, we investigate the democratic and emancipatory potential of cinema, as a destabilizer of the traditional hierarchical teaching model, providing an environment where children have the freedom to create and express themselves, developing their intellectual-affective unity. As an educational strategy for children to appropriate cinematographic art, we propose trans-mediation. Through research, we want to understand how the art of cinema can enable access to emotions and be a catalyst for education and the development of affection. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Vivência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação e cultura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Afeto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teoria histórico-cultural | - |
| Título: dc.title | Vivências estéticas com o cinema : educação e desenvolvimento dos afetos | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: