Pesquisa-intervenção e extensão universitária : mútua construção

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de-
Autor(es): dc.creatorBranco, Angela Uchoa-
Autor(es): dc.creatorNovaes, Rafaella Eloy de-
Autor(es): dc.creatorPaula, Luciana Dantas de-
Autor(es): dc.creatorCunha, Gleicimar Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-17T23:18:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-17T23:18:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-06-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-06-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50790-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-6089-3379-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/923168-
Descrição: dc.descriptionA indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, anunciada na Constituição Federal de 1988, constitui um avanço no que se refere às práticas de produção social do conhecimento, em especial nas áreas de saúde e educação. No entanto, a efetiva integração entre pesquisa e extensão, no Brasil, esbarra em desafios significativos, como o pouco envolvimento da pós-graduação com atividades extensionistas e a carência de modelos metodológicos capazes de orientar a elaboração de desenhos de pesquisa que fomentem a íntima interdependência entre o trabalho extensionista e a produção de resultados de pesquisa em Psicologia e áreas afins. Nesta obra, parte-se de considerações sobre a função social da Extensão Universitária para apresentar e discutir três projetos de doutorados nos quais a conexão entre pesquisa e extensão foi estabelecida e mantida das primeiras etapas à conclusão dos estudos. Trata-se de pesquisas-intervenções que refletem objetos, contextos empíricos e objetivos diferentes, tendo em comum a convergência com a pesquisa-intervenção e com o ciclo metodológico da pesquisa que, ao valorizar formas de produção de conhecimento que têm a realidade social como ponto de partida e chegada, elucida sobre a potencialidade da interdependência pesquisa-extensão.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Psicologia (IP)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)-
Descrição: dc.descriptionEditora Universidade de Brasília (EDU)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherEditora Universidade de Brasília-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY NC SA) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Fonte: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/602. Acesso em: 7 nov. 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectExtensão universitária-
Palavras-chave: dc.subjectComunidade e universidade-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - metodologia-
Título: dc.titlePesquisa-intervenção e extensão universitária : mútua construção-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.