
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | - |
| Autor(es): dc.creator | Martins, Dalton Lopes | - |
| Autor(es): dc.creator | Carmo, Danielle do | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Marcel Ferrante | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-17T23:18:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-17T23:18:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51838 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1590/1981-5344/3375 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-6244-6791 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0001-9213-1427 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0001-7036-3905 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/923156 | - |
| Descrição: dc.description | No cenário mundial despontam uma gama de serviços que, além de integrar acervos de diferentes instituições culturais, os colocam à disposição do usuário de forma integrada e acessível, como é o exemplo da Europeana, plataforma que abrange países europeus e possui mais de 3.500 instituições colaboradoras em 39 países e possibilita o acesso a mais de 53 milhões de objetos culturais digitais. No Brasil, as iniciativas existentes se revelam limitadas e isoladas, com baixo alcance e integração entre as instituições. A presente pesquisa busca identificar elementos relativos ao modelo de governança de vinte serviços de acervos em rede, apresentados em estudo técnico da Europeana, procurando destacar seu modo de funcionamento em termos institucionais e de financiamento e apresenta uma visão categórica de seu modelo de gestão, tentando identificar os modelos de governança emergentes do campo empírico da presente pesquisa exploratória. Como resultado foi possível observar alguns modelos que podem auxiliar na elaboração de arranjos que permitam a criação de serviços de acervos digitais integrados sustentáveis para a realidade brasileira. | - |
| Descrição: dc.description | In the world scenario, a range of services are emerging that, in addition to integrating collections from different cultural institutions, make them available to the user in an integrated and accessible way, as is the example of Europeana, a platform that covers European countries and has more than 3,500 collaborating institutions in 39 countries and provides access to more than 53 million digital cultural objects. In Brazil, existing initiatives are limited and isolated, with low reach and integration between institutions. This research seeks to identify elements related to the governance model of twenty network services, presented in a technical study of Europeana, seeking to highlight its way of functioning in institutional and financing terms and presents a categorical view of its management model, trying to identify the emerging governance models of the empirical field of this exploratory research. As a result, it was possible to observe some models that can help in the elaboration of arrangements that allow the creation of sustainable integrated digital collections services for the Brazilian reality. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | ECI UFMG | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | (CC BY) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Acervos digitais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Governança | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
| Título: dc.title | Modelos de governança em serviços de acervos digitais em rede : elementos para a produção de uma política pública nacional para objetos culturais digitais | - |
| Título: dc.title | Models of governance in services of digital collections in network : elements for the production of a Brazilian public cultural policy | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: