Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | University of Brasília, Institute of Biological Sciences, Department of Genetics and Morphology, Laboratory of Synthetic Biology | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Brasília, Institute of Biological Sciences, Department of Genetics and Morphology, Laboratory of Synthetic Biology | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Brasília, Institute of Biological Sciences, Department of Cell Biology, Laboratory of Molecular Biophysics | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Brasília, Institute of Biological Sciences, Department of Genetics and Morphology, Laboratory of Synthetic Biology | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Brasília, Institute of Biological Sciences, Department of Genetics and Morphology, Laboratory of Synthetic Biology | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Brasília, Institute of Biological Sciences, Department of Cell Biology, Laboratory of Molecular Biology | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Brasília, Institute of Biological Sciences, Department of Ecology, Laboratory of Vertebrate Ecology | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Brasília, Institute of Biological Sciences, Department of Genetics and Morphology, Laboratory of Synthetic Biology | - |
Autor(es): dc.creator | Boll, Heloísa Oss | - |
Autor(es): dc.creator | Leitão, Matheus de Castro | - |
Autor(es): dc.creator | Garay, Aisel Valle | - |
Autor(es): dc.creator | Batista, Ana Carolina Campos | - |
Autor(es): dc.creator | Resende, Sophia Garcia de | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Leonardo Ferreira da | - |
Autor(es): dc.creator | Reis, Viviane Castelo Branco | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Emerson Monteiro | - |
Autor(es): dc.creator | Coelho, Cíntia Marques | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-17T23:14:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-17T23:14:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51593 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.3389/feduc.2023.1110464 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922889 | - |
Descrição: dc.description | Synthetic biology is a new area of science that operates at the intersection of engineering and biology and aims to design and synthesize living organisms and systems to perform new or improved functions. Despite the important role it plays in resolving global issues, instructing synthetic biology can be challenged by a limited availability of specific educational materials and techniques for explaining complex molecular mechanisms. On the other hand, digital fabrication tools, which allow the creation of 3D objects, are increasingly used for educational purposes, and several computational structures of molecular components commonly used in synthetic biology processes are deposited in open databases. Therefore, we hypothesized that the use of computer-assisted design (CAD) and 3D printing to create biomolecular structural models through hands-on interaction, followed by reflective observation, critical and analytical thinking, could enhance students’ learning in synthetic biology. In this sense, the present work describes the design, 3D printing process, and evaluation in classrooms of the molecular models of the first synthetic biological circuit, the genetic toggle switch. The 3D printed molecular structures can be freely downloaded and used by teachers to facilitate the training of STEM students in synthetic biology. Most importantly, the results demonstrated that our resource showed a significant positive impact (p < 0.05) on students’ learning process, indicating that the proposed method helped them better understand the genetic toggle switch. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Genética e Morfologia (IB GEM) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Ecologia (IB ECL) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Biologia Molecular | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Frontiers | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY). The use, distribution or reproduction in other forums is permitted, provided the original author(s) and the copyright owner(s) are credited and that the original publication in this journal is cited, in accordance with accepted academic practice. No use, distribution or reproduction is permitted which does not comply with these terms | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia sintética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Circuitos genéticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Impressão 3D | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biotecnologia | - |
Título: dc.title | SynBio in 3D : the first synthetic genetic circuit as a 3D printed STEM educational resource | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: