
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Icle, Gilberto | - |
| Autor(es): dc.creator | Gresta, Luciana Maria Rodrigues | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-17T23:14:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-17T23:14:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-26 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50749 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922854 | - |
| Descrição: dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2024. | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem como objetivo central compreender como as crianças negras e brancas narram suas experiências raciais nos contextos da escolarização pública, apoiada em uma abordagem interdisciplinar, que articula saberes sobre a negritude, a branquitude e o racismo, a interface entre os Estudos da Performance e a Educação, e a Sociologia das Infâncias. O trabalho de campo foi realizado com duas turmas do quinto ano do Ensino Fundamental, compostas por crianças com a faixa etária entre 10 e 12 anos, da EC 04 do Paranoá, região periférica do Distrito Federal, nos meses de maio e junho de 2022. O percurso metodológico, pensado para ser guiado por uma prática planejada, foi desnorteado pelas corporalidades das crianças, que, nas brincadeiras organizadas, nas dinâmicas interativas, nos jogos teatrais e nas experimentações cênicas, performavam suas narrativas acerca dos racismos, por intermédio de uma etnografia afetivo-performativa instrumentalizada pelo próprio corpo infante. Nesse sentido, as performances narrativas contextualizadas e produzidas pelos estudantes, nos diversos formatos – áudios, cenas, fotografias, desenhos, registros escritos –, compuseram as expressões cênicas de suas emoções, sentimentos e percepções acerca de suas experiências racializadas, nas quais os seus corpos comunicaram muito além das palavras. A análise interpretativa e inferencial dessas performances aponta a potência comunicativa da criança que narra sua própria história, (re)conta o passado vivo em sua memória e, assim, protagoniza e ressignifica sua experiência no agora. Configura-se, assim, a compreensão dos caminhos de explicitação das relações racializadas que afetam os corpos das crianças na educação básica. Um entendimento que, enquanto saber incorporado, exige uma percepção mais atenta, compreensiva e sensível entre os adultos e as crianças na escolarização; a aproximação da realidade cotidiana delas com o contexto escolar e, principalmente, a efetiva percepção e acolhida pela escola dos impactos causados pelo racismo estrutural e institucionalizado na vida emocional e cognitiva das infâncias negras. | - |
| Descrição: dc.description | The main objective of this research is to understand how black and white children narrate their racial experiences in the contexts of public schooling, supported by an interdisciplinary approach that articulates knowledge about blackness, whiteness and racism, the interface between Performance Studies and Education, and the Sociology of Childhoods. The fieldwork was carried out with two classes of the fifth year of Elementary School, composed of children aged between 10 and 12 years, from EC 04 of Paranoá, peripheral region of the Federal District, in the months of May and June 2022. The methodological path designed to be guided by a planned practice was bewildered by the corporalities of the children who, in organized games, interactive dynamics, theatrical games and scenic experiments, performed their narratives about racism, through an affective-performative ethnography instrumentalized by the infant's own body. In this sense, the narrative performances contextualized and produced by the students in various formats – audios, scenes, photographs, drawings, written records – composed the scenic expressions of their emotions, feelings and perceptions about their racialized experiences, in which their bodies communicated far beyond words. The interpretative and inferential analysis of these performances points to the communicative power of the child who narrates his own story, (re)tells the living past in his memory and, thus, prostars and resignifies his experience in the now. Thus, the understanding of the ways of explaining the racialized relations that affect children's bodies in basic education is configured. An understanding that, as embodied knowledge, requires a more attentive, understanding and sensitive perception between adults and children in schooling; the approximation of their daily reality with the school context and, mainly, the effective perception and acceptance by the school of the impacts caused by structural and institutionalized racism in the emotional and cognitive lives of black childhoods. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Paranoá (DF) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Infância | - |
| Título: dc.title | Tem um corpo nessa cor : um estudo das performances narrativas das crianças da educação básica como modo de abordar as relações raciais e o racismo no ambiente escolar | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: