Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física | - |
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Amapá | - |
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Ceará | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física | - |
Autor(es): dc.creator | Torres, Ester Geraldo Campelo | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Layana Costa Ribeiro | - |
Autor(es): dc.creator | Gaia, Paulino Pinheiro | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Robson Marques | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Dulce Maria Filgueira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-17T23:14:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-17T23:14:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50769 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1590/rbce.44.e008622 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-6547-2944 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0003-0113-0950 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0003-0682-7028 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0003-0334-8144 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0003-2352-5478 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922851 | - |
Descrição: dc.description | O artigo objetiva entender o significado da relação corpo e cultura na formação docente em Educação Física. Seguiu uma abordagem metodológica qualitativa do tipo revisão sistemática. A consulta realizada por meio dos descritores corpo, cultura e educação física, tendo como marco temporal 2004 a 2019. A análise de conteúdo se deu a partir da construção epistemológica de Le Le Breton: (a) lógicas sociais e culturais do corpo; (b) o corpo no espelho do social; e (c) imaginários sociais, utilizando-se do software NVivo12. Os resultados apontam que a relação entre corpo e aspectos biológicos sofre forte influência dos padrões normativos ditados pelo meio, e que a concepção de corpo, relacionada à cultura, vem sofrendo transformações e (re)significações. | - |
Descrição: dc.description | The article aims to understand the meaning of the relationship between body and culture in Physical Education. It followed a qualitative methodological approach of the systematic review type. The query was made through the descriptors body, culture and physical education as a time frame 2004 to 2019. The content analysis was based on the epistemological construction of Le Le Breton: (a) social and cultural logics of the body; (b) the body in the mirror of the social; and (c) social imaginaries, using the NVivo12 software. The results show that the relationship between body and biological aspects is strongly influenced by normative standards dictated by the environment and that the conception of body, related to culture, has been undergoing transformations and (re)significations. | - |
Descrição: dc.description | El artículo pretende comprender el significado de la relación cuerpo y cultura en la formación del profesorado de Educación Física. Se siguió un enfoque metodológico cualitativo de tipo revisión sistemática. La consulta se realizó a través de los descriptores cuerpo, cultura y educación física (2004-2019). El análisis de contenido se basó en la construcción epistemológica de Le Le Breton: (a) lógicas sociales y culturales del cuerpo; (b) el cuerpo en el espejo de lo social; y (c) imaginarios sociales, con el software NVivo12. Los resultados señalan que la relación entre el cuerpo y los aspectos biológicos está influenciada por los estándares normativos dictados por el entorno y que la concepción del cuerpo, relacionada con la cultura, viene sufriendo transformaciones y (re)significados. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação Física (FEF) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este é um artigo Open Access sob uma licença CC BY-NC-ND (http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/). | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corpo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de educação física - formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corporeidade | - |
Título: dc.title | Corpo e cultura na perspectiva da formação docente em educação física | - |
Título: dc.title | Body and culture from the perspective of physical education teacher training | - |
Título: dc.title | Cuerpo y cultura en la perspectiva de la formación del profesorado de educación física | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: