Corpo e cultura na perspectiva da formação docente em educação física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília, Faculdade de Educação Física-
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Amapá-
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Ceará-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília, Faculdade de Educação Física-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília, Faculdade de Educação Física-
Autor(es): dc.creatorTorres, Ester Geraldo Campelo-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Layana Costa Ribeiro-
Autor(es): dc.creatorGaia, Paulino Pinheiro-
Autor(es): dc.creatorFernandes, Robson Marques-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Dulce Maria Filgueira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-17T23:14:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-17T23:14:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50769-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.1590/rbce.44.e008622-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-6547-2944-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0003-0113-0950-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0003-0682-7028-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0003-0334-8144-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0003-2352-5478-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922851-
Descrição: dc.descriptionO artigo objetiva entender o significado da relação corpo e cultura na formação docente em Educação Física. Seguiu uma abordagem metodológica qualitativa do tipo revisão sistemática. A consulta realizada por meio dos descritores corpo, cultura e educação física, tendo como marco temporal 2004 a 2019. A análise de conteúdo se deu a partir da construção epistemológica de Le Le Breton: (a) lógicas sociais e culturais do corpo; (b) o corpo no espelho do social; e (c) imaginários sociais, utilizando-se do software NVivo12. Os resultados apontam que a relação entre corpo e aspectos biológicos sofre forte influência dos padrões normativos ditados pelo meio, e que a concepção de corpo, relacionada à cultura, vem sofrendo transformações e (re)significações.-
Descrição: dc.descriptionThe article aims to understand the meaning of the relationship between body and culture in Physical Education. It followed a qualitative methodological approach of the systematic review type. The query was made through the descriptors body, culture and physical education as a time frame 2004 to 2019. The content analysis was based on the epistemological construction of Le Le Breton: (a) social and cultural logics of the body; (b) the body in the mirror of the social; and (c) social imaginaries, using the NVivo12 software. The results show that the relationship between body and biological aspects is strongly influenced by normative standards dictated by the environment and that the conception of body, related to culture, has been undergoing transformations and (re)significations.-
Descrição: dc.descriptionEl artículo pretende comprender el significado de la relación cuerpo y cultura en la formación del profesorado de Educación Física. Se siguió un enfoque metodológico cualitativo de tipo revisión sistemática. La consulta se realizó a través de los descriptores cuerpo, cultura y educación física (2004-2019). El análisis de contenido se basó en la construcción epistemológica de Le Le Breton: (a) lógicas sociales y culturales del cuerpo; (b) el cuerpo en el espejo de lo social; y (c) imaginarios sociales, con el software NVivo12. Los resultados señalan que la relación entre el cuerpo y los aspectos biológicos está influenciada por los estándares normativos dictados por el entorno y que la concepción del cuerpo, relacionada con la cultura, viene sufriendo transformaciones y (re)significados.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação Física (FEF)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação Física-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherColégio Brasileiro de Ciências do Esporte-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsEste é um artigo Open Access sob uma licença CC BY-NC-ND (http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/).-
Palavras-chave: dc.subjectCorpo-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de educação física - formação-
Palavras-chave: dc.subjectCorporeidade-
Título: dc.titleCorpo e cultura na perspectiva da formação docente em educação física-
Título: dc.titleBody and culture from the perspective of physical education teacher training-
Título: dc.titleCuerpo y cultura en la perspectiva de la formación del profesorado de educación física-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.