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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Nobrega, Otávio de Toledo | - |
Autor(es): dc.creator | Quintas, Juliana Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-17T23:13:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-17T23:13:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51729 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922823 | - |
Descrição: dc.description | No Brasil, observa-se um aumento na população de motoristas idosos licenciados. Sabese que mudanças cognitivas são inerentes ao processo do envelhecimento e podem impactar em atividades do cotidiano, como a direção veicular. Nesse contexto, estudos que investiguem aspectos da cognição com desfechos de avaliação on-road tornam-se fundamentais para identificar possíveis dificuldades e formular estratégias para assegurar uma direção veicular segura. O objetivo deste estudo consistiu em avaliar o desempenho cognitivo de condutores idosos brasileiros saudáveis e residentes na comunidade em domínios cognitivos relevantes à condução veicular, associando estes achados ao desempenho destes motoristas em teste padronizado de direção veicular em condições reais de trânsito urbano. Em amostra de 138 voluntários (média de 70,7 anos), com 43,7 anos de histórico médio de habilitação, foram aplicados testes para avaliação cognitiva antes de avaliação on-road em percurso de 10 km em vias urbanas. A análise de regressão linear múltipla apontou que apenas a capacidade de administrar o tempo foi preditora para aptidão veicular (β = 0,26; IC95% 0,09-0,44; p = 0,003 com ajuste para idade). Em relação aos erros específicos de manobra, análise de regressão múltipla de Poisson revelou pior desempenho cognitivo global associado a mais erros ao mudar de faixa (RP = 0,93; IC95% 0,89-0,98; p = 0,002), pior desempenho em organização visuoespacial, capacidade de planejamento e em memória não verbal se associaram com mais erros ao ingressar em vias (RP = 0,97; IC95% 0,94-1,00; p = 0,038). Capacidade atencional e flexibilidade cognitiva prejudicadas se associaram a maior número de erros em cruzamento (RP = 1,01; IC 95% 1,00-1,01; p = 0,048). Nosso estudo aponta para a importância das funções executivas (em diferentes subfunções) para a direção veicular segura em pessoas idosas. | - |
Descrição: dc.description | In Brazil, there has been an increase in the population of licensed older drivers. Cognitive changes are inherent to the aging process and can impact daily activities, such as driving. In this context, studies investigating cognitive aspects with on-road evaluation outcomes are essential to identify potential difficulties and formulate strategies to ensure safe driving. This study aimed to assess the cognitive performance of healthy, communitydwelling older Brazilian drivers in cognitive domains relevant to driving, associating these findings with their performance in a standardized on-road driving test under real urban traffic conditions. A total of 138 volunteers (mean age 70.7 years) with an average driving history of 43.7 years underwent cognitive testing prior to a 10 km on-road evaluation in urban areas. Multiple linear regression analysis revealed that only time management ability predicted fitness to drive (β = 0.26; 95% CI 0.09–0.44; p = 0.003, adjusted for age). Regarding specific maneuvering errors, multiple Poisson regression analysis showed that poorer global cognitive performance was associated with more lanechanging errors (PR = 0.93; 95% CI 0.89–0.98; p = 0.002). Poor visuospatial organization, planning ability, and non-verbal memory performance were associated with more errors when merging (PR = 0.97; 95% CI 0.94–1.00; p = 0.038). Impaired attentional capacity and cognitive flexibility were linked to a higher number of intersection errors (PR = 1.01; 95% CI 1.00–1.01; p = 0.048). Our findings highlight the importance of executive functions (across various subdomains) for safe driving among older adults. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Medicina (FM) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognição - avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognição - idosos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Envelhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direção veicular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Idosos | - |
Título: dc.title | Domínios cognitivos associados ao desempenho em prova de direção veicular on-road em idosos brasileiros residentes na comunidade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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