Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
Autor(es): dc.creator | Curi, Alice Stefânia | - |
Autor(es): dc.creator | Brito, Giselle Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.creator | Castro, Rita de Almeida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-17T23:13:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-17T23:13:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50650 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2023.208275 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922790 | - |
Descrição: dc.description | Neste artigo, discorremos sobre o processo de criação da obra Mundos, do coletivo Teatro do Instante, vinculado ao Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília. Com a deflagração da pandemia de covid-19, o trabalho de criação foi redimensionado para ocorrer sem a presença física dos artistas, fator inicialmente considerado crucial. O interdito se desdobrou em uma busca que envolveu não apenas a pesquisa acerca de possibilidades poéticas e de presença síncrona em telas digitais, como também em mergulhos e fabulações em nossas telas mentais. Experimentamos diferentes modos de estar temporalmente juntas, em distintas naturezas de distâncias, com e sem intermédio de telas, em práticas como viagens xamânicas, diálogos e experimentos tele(em)páticos, fluxos de escrita automática, registros de sonhos, consultas e criações oraculares. Revisitamos e partilhamos alguns rastros desse processo de dois anos e meio que, de um modo ou de outro, constituíram aquilo que resultou na obra fílmica Mundos. | - |
Descrição: dc.description | In this article, we discuss the work Mundos (“Worlds”) and the process of its creation by the collective Teatro do Instante, linked to the Department of Performing Arts at the University of Brasília (UnB). With the outbreak of the COVID-19 pandemic, this creative work was reconfigured to occur without the artists’ physical co-presence, a factor that had initially been considered crucial. The interdict unfolded in an exploration that involved not only research on the poetic possibilities and synchronous presence on digital screens but also immersive taletelling into the screens of our minds. We experienced different ways of being together temporally across different distances with and without the intermediation of screens in practices such as shamanic journeys, tele(em)pathetic dialogues and experiments, automatic writing flows, dream recordings consultations, and oracular creations. We revisit and share some traces of this two-and-a-half-year process that, in one way or another, constituted what eventually became the film work Mundos. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Artes Cênicas (IdA CEN) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | USP | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | This article is licensed under the Creative Commons CC-BY License. With this license you can share, adapt, create for any purpose, as long as you attribute the authorship of the work. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo criativo | - |
Título: dc.title | Jornadas performativas para reencantamento de Mundos | - |
Título: dc.title | Performative journeys for the reenchantment of Mundos (WORLDS) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: