
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Tenenblat, Nitza | - |
| Autor(es): dc.creator | Silveira, Natália Maia Braz | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-17T23:12:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-17T23:12:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51630 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922720 | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem como propósito investigar a participação de atores e atrizes profissionais, dentro do contexto da área de Simulação Realística em Medicina, com foco em pacientes simulados, em Brasília-DF a partir de estudos tanto nas áreas das Artes Cênicas, quanto nas Áreas da Saúde e Educação. A metodologia utilizada engloba revisão bibliográfica, uma análise qualitativa e comparativa pelo viés pedagógico de uma atividade prática de Treinamento em Simulação Realística enquanto projeto de extensão universitário, além dos anos de prática da autora realizando a atividade profissionalmente (2017 a 2024). Casos e experiências citados utilizam a Medicina Narrativa, de Rita Charon. Nas Artes Cênicas a dissertação se baseia nos estudos de atuação de Constantin Stanislavski e Eleonora Fabião para explicitar termos específicos desta área, incluindo ação performativa e ação cênica; Raquel Júlio Mastey para comparar termos na área de medicina e contextualizar atores e atrizes na Simulação Realística, bem como na dissertação de Emerson de Barros Rossini para relacionar situações de artistas dentro do contexto médico de ensino. Nos estudos sobre educação Adilson Ledubino e Letícia Fructuoso relacionam a importância entre educação-médica e atuação. Nas áreas da saúde Marcelo Schweller, Saionara Nunes de Oliveira e Mateus Henrique Meska explanam o funcionamento das atividades dentro do campo da Simulação Realística em Medicina. Os principais resultados desta investigação incluem a valorização da profissão do ator dentro das áreas da saúde e a humanização do atendimento em saúde. | - |
| Descrição: dc.description | This research aims to investigate the participation of professional actors and actresses, within the context of the area of Realistic Simulation in Medicine, with a focus on simulated patients, in Brasília-DF based on studies in both the areas of Performing Arts and in the Health Areas, interspersed with Education. The methodology used includes a bibliographic review, qualitative and comparative analysis from the pedagogical perspective of a practical activity of Realistic Simulation Training as a university extension project, in addition to the author's years of practice carrying out the activity professionally (2017 to 2024). Cases and experiences cited use Narrative Medicine, by Rita Charon. In the Performing Arts, the dissertation is based on the acting studies of Constantin Stanislavski and Eleonora Fabião to explain specific terms of this area, including performative action and scenic action; Raquel Júlio Mastey to compare terms in the medical field and contextualize actors and actresses in Realistic Simulation, as well as in Emerson de Barros Rossini's dissertation to relate situations of artists within the medical teaching context. In studies on education, Adilson Ledubino and Letícia Frutuoso relate the importance between medical education and acting. In the health area, Marcelo Schweller, Saionara Nunes de Oliveira and Mateus Henrique Meska explain how activities work within the field of Realistic Simulation in Medicine. The main results of this investigation include the valorization of the profession of actor and actress within the health area and the humanization of health care. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Simulação realística | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Paciente simulado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Medicina | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Humanização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Artes cênicas | - |
| Título: dc.title | A participação de atores e atrizes na simulação realística, em medicina : uma experiência com pacientes simulados em Brasília/DF | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: