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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Costa, Joaze Bernardino | - |
| Autor(es): dc.creator | Brito, Yuri Santos de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-17T23:12:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-17T23:12:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51270 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922708 | - |
| Descrição: dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2024. | - |
| Descrição: dc.description | A implementação de ações afirmativas no Brasil em geral, e nas universidades públicas em especial, se caracterizou por um debate acirrado sobre sua pertinência e seus possíveis resultados positivos e negativos, num contexto nacional de marcadas desigualdades raciais e sociais. Esta tese busca, entre a comunidade docente de prestigiadas Faculdades de Direito, captar e analisar as percepções sobre beneficiários de ações afirmativas, posições sobre as políticas de cotas e comportamentos diante das transformações engendradas por elas, discutindo de que maneira esse conjunto de elementos modulam a efetiva aplicação das políticas afirmatias. Foram analisados os casos das Faculdades de Direito da Universidade Federal da Bahia, da Universidade de Brasília e da Universidade de São Paulo a partir do uso de metodologia qualitativa, tendo como eixo principal 29 entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo, apoiadas por observação direta, interlocução com informantes, análise documental e revisão bibliográfica. As instituições e os sujeitos foram selecionados por amostragem intencional teórica, visando produzir resultados analiticamente generalizáveis. A partir disso, refletiu-se acerca dos processos de inclusão e ascensão social, no caso, via educação superior, com vistas a qualificar a discussão sobre os resultados dessas políticas e o debate sobre inclusão social e seus possíveis impactos nos padrões de relações raciais no Brasil, observando a categoria docente como uma burocracia de rua interagindo com uma política pública que tensiona o padrão racial vigente no Brasil. | - |
| Descrição: dc.description | The implementation of affirmative action policies in Brazil, particularly in public universities, has been marked by intense debate regarding their relevance and potential positive and negative outcomes within a national context of pronounced racial and social inequalities. This thesis aims to capture and analyze, among faculty members at prestigious law schools, perceptions regarding affirmative action beneficiaries, attitudes toward quota policies, and behaviors in response to the changes brought about by these policies, discussing how these factors shape the effective application of affirmative action measures. The research examines the cases of the Law Schools at the Federal University of Bahia, the University of Brasília, and the University of São Paulo, employing a qualitative methodology centered on 29 semi-structured interviews and content analysis, supported by direct observation, consultation with informants, document analysis, and a literature review. Institutions and participants were selected through intentional theoretical sampling to yield analytically generalizable results. Based on this approach, the thesis reflects on the processes of inclusion and social mobility via higher education, aiming to enrich the discussion on the outcomes of these policies and the broader debate on social inclusion and its potential impact on racial relations in Brazil, viewing faculty members as a “street-level bureaucracy” interacting with a public policy that challenges the prevailing racial norms in the country. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Sociologia (ICS SOL) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ações afirmativas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades públicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cotas raciais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Racismo - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Questões raciais | - |
| Título: dc.title | A armadilha da alma branca : prática docente em Faculdades de Direito da UnB, UFBA e USP diante das políticas de ação afirmativas. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
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