O livro ilustrado e a materialidade na narrativa

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Ana Cláudia da-
Autor(es): dc.creatorBarros, Hugo de Mello Mattos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-17T23:11:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-17T23:11:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-13-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-13-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-13-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50930-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922686-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa é um mergulho no universo dos livros ilustrados, suas partes e suas particularidades. Livros que, à princípio são classificados como aqueles com presença de texto e imagens, que, juntos, formam uma mensagem única. Porém, existem outros elementos que compõem esses livros e que, muitas vezes, são pouco valorizados e até esquecidos quando leitores e estudiosos da literatura vão fruir ou analisar essas obras. Será que a capa não faz parte da narrativa? Será que a plataforma onde a obra está impressa (ou publicada) não ajuda a contar aquela história? Título, dedicatória, tipo de papel (no caso de obras impressas em papel), sumário e todos os outros elementos que formam os livros não são importantes na construção das suas narrativas? Outro ponto importante é a complexidade desses livros que produzem uma mensagem a partir da combinação de um amplo conjunto de paratextos. Por que um objeto tão cheio de possibilidades é constantemente relacionado à simplicidade e a um único público, o infantil? Será que esse formato de livro se adequa apenas a determinados assuntos e pessoas? Para reforçar (ou rechaçar) a importância dos elementos que formam o livro ilustrado (os paratextos), bem como suas diversas (ou infinitas) possibilidades, analisamos exemplos de utilização intencional desses paratextos nas narrativas de diversas obras. O que nos levou a mais uma indagação: o livro ilustrado é apenas literatura? Ou, quem sabe, uma linguagem autônoma e híbrida, que mistura literatura e outras linguagens artísticas, como as visuais, por exemplo?-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Letras (IL)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Literatura-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectIlustração de livros-
Palavras-chave: dc.subjectMaterialidade-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa-
Título: dc.titleO livro ilustrado e a materialidade na narrativa-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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