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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Flores, Eileen Pfeiffer | - |
| Autor(es): dc.creator | Navarro, Paolo Rietveld | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-17T23:11:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-17T23:11:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51052 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922632 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2024. | - |
| Descrição: dc.description | O tema do autismo em adultos tem ganhado destaque e relevância nos últimos anos. Dentro desse contexto, o conceito de Neurodiversidade tem se mostrado cada vez mais pertinente, uma vez que a perspectiva sobre a condição pode influenciar diretamente a autopercepção. O objetivo deste estudo foi investigar a eficácia da aplicação da LuDiCa (Leitura Dialogada para Compreensão Profunda) na obra "A Diferença Invisível" e avaliar seu impacto em duas áreas específicas: 1) a perspectiva sobre o autismo, desenvolvendo diálogos mais alinhados com uma visão neuroafirmativa; e 2) a compaixão, mensurando a frequência das expressões de compaixão em relação a si mesmo e aos outros. Utilizamos um delineamento de linha de base múltipla por grupo, com três grupos compostos por cinco participantes recém-diagnosticados autistas. A intervenção foi baseada no mapeamento de unidades temáticas presentes na obra, utilizando o processo de scaffolding (modelagem) para uma compreensão profunda das funções narrativas sob a perspectiva neuroafirmativa. Além disso, aplicamos os instrumentos ATA-Q (Questionário de Atitudes Relacionadas ao Autismo) e SCS (Escala de Autocompaixão) como pré e pós-testes. Os resultados indicam que a intervenção teve um impacto positivo, promovendo diálogos mais alinhados com a perspectiva neuroafirmativa e aumentando a frequência das expressões de autocompaixão e compaixão em todos os grupos participantes. Os cálculos de tamanho de efeito confirmam esses resultados. Este estudo destaca a importante relação entre o paradigma da neurodiversidade e a autocompaixão, reforçando a relevância da adoção de práticas neuroafirmativas tanto no atendimento quanto na pesquisa envolvendo pessoas neurodivergentes. | - |
| Descrição: dc.description | The topic of autism in adults has gained visibility and importance in recent years. Within this context, the concept of Neurodiversity has become increasingly relevant, as perspectives on the condition can directly influence self-perception. The aim of this study was to investigate the effectiveness of applying LuDiCa (Dialogic Reading for Deep Comprehension) to the book "Invisible Differences'' and assess its impact in two specific areas: 1) perspective on autism, fostering dialogues more aligned with a neuroaffirmative view; and 2) compassion, measuring the frequency of compassion expressions towards oneself and others. We employed a multiple baseline design per group, with three groups composed of five newly diagnosed autistic participants. The intervention was based on mapping thematic units present in the book, using the scaffolding (shaping) process for a deep comprehension of narrative functions from a neuroaffirmative perspective. Additionally, we administered the ATA-Q (Attitude Towards Autism Questionnaire) and SCS (Self-Compassion Scale) as pre and post-tests. The results indicate that the intervention had a positive impact, promoting dialogues more aligned with the neuroaffirmative perspective and increasing the frequency of self-compassion and compassion expressions in all participant groups. Effect size calculations confirm these findings. This study highlights the significant relationship between the neurodiversity paradigm and self-compassion, reinforcing the importance of adopting neuroaffirmative practices in both care and research involving neurodivergent individuals. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Psicologia (IP) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Processos Psicológicos Básicos (IP PPB) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Neurodiversidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autoconhecimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura dialógica | - |
| Título: dc.title | Da adaptação individual para a compreensão contextual : impacto da metodologia LuDiCa na consciência da neurodiversidade e na autocompaixão em adultos autistas recém-diagnosticados | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
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