Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Amapá - UNIFAP | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, JUSSE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-16T15:49:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-16T15:49:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação de Mestrado: Jusse Oliveira | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922496 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa intitulada "Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais na Perspectiva Inclusiva e Antirracista: Saberes e Práticas Pedagógicas no Contexto da Escola Quilombola José Bonifácio no Quilombo do Cria-ú/AP" tem como objetivo geral analisar como professores dos anos iniciais desenvolvem práticas e saberes pedagógicos sob a ótica da educação inclusiva e antirracista no contexto da Escola Quilombola José Bonifácio. Como objetivos específicos, busca compreender as dinâmicas educativas da escola em relação à educação inclusiva e antirracista; explorar as especificidades da escola, lócus da pesquisa, na promoção dessa perspectiva educativa; identificar os desafios enfrentados pelos docentes no desenvolvimento de práticas pedagógicas para educandos com necessidades educacionais especiais e fomentar a troca colaborativa de experiências para efetivação de práticas pedagógicas inclusivas e antirracistas. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando o estudo de caso como procedimento técnico. Para a coleta de dados, foram empregados instrumentos como observação, entrevista e questionários semiestruturados, além de uma abordagem normativa fundamentada na Lei nº 10.639/03 e na Resolução nº 08/2012. Os resultados apontam que, embora os professores se esforcem para adaptar atividades pedagógicas com base em suas experiências, a falta de formação continuada específica para educação inclusiva e antirracista compromete a eficácia dessas práticas. Ainda que haja esforços na implementação de políticas inclusivas e antirracistas, os recursos limitados e o acesso restrito a estratégias atualizadas e ferramentas digitais são desafios significativos. A pesquisa destaca como produto educacional o desenvolvimento de um "Guia Metodológico", elaborado para oferecer orientações pedagógicas adaptadas às especificidades da escola quilombola, promovendo a inclusão, a valorização identitária e o enfrentamento do racismo no ambiente escolar. Além disso, evidencia um olhar crítico sobre as práticas atuais, destacando avanços e limitações no campo da educação inclusiva e antirracista, enfatizando a relevância da formação continuada, o uso de materiais acessíveis e metodologias inovadoras para fortalecer a identidade do quilombo e a qualidade das ações pedagógicas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 142 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Quilombo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Antirracista | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Título: dc.title | FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E ANTIRRACISTA: SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA ESCOLA QUILOMBOLA JOSÉ BONIFÁCIO NO QUILOMBO DO CRIAÚ/AP | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
08-Jusse Oliveira.pdf | Dissertação de Mestrado | 5,43 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922496/2/08-Jusse Oliveira.pdfDownload |
Jusse Oliveira.pdf | Recurso Educacional | 18,72 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922496/3/Jusse Oliveira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons