FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E ANTIRRACISTA: SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA ESCOLA QUILOMBOLA JOSÉ BONIFÁCIO NO QUILOMBO DO CRIAÚ/AP

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amapá - UNIFAPpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, JUSSE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-16T15:49:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-16T15:49:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-30-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de Mestrado: Jusse Oliveirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922496-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa intitulada "Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais na Perspectiva Inclusiva e Antirracista: Saberes e Práticas Pedagógicas no Contexto da Escola Quilombola José Bonifácio no Quilombo do Cria-ú/AP" tem como objetivo geral analisar como professores dos anos iniciais desenvolvem práticas e saberes pedagógicos sob a ótica da educação inclusiva e antirracista no contexto da Escola Quilombola José Bonifácio. Como objetivos específicos, busca compreender as dinâmicas educativas da escola em relação à educação inclusiva e antirracista; explorar as especificidades da escola, lócus da pesquisa, na promoção dessa perspectiva educativa; identificar os desafios enfrentados pelos docentes no desenvolvimento de práticas pedagógicas para educandos com necessidades educacionais especiais e fomentar a troca colaborativa de experiências para efetivação de práticas pedagógicas inclusivas e antirracistas. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando o estudo de caso como procedimento técnico. Para a coleta de dados, foram empregados instrumentos como observação, entrevista e questionários semiestruturados, além de uma abordagem normativa fundamentada na Lei nº 10.639/03 e na Resolução nº 08/2012. Os resultados apontam que, embora os professores se esforcem para adaptar atividades pedagógicas com base em suas experiências, a falta de formação continuada específica para educação inclusiva e antirracista compromete a eficácia dessas práticas. Ainda que haja esforços na implementação de políticas inclusivas e antirracistas, os recursos limitados e o acesso restrito a estratégias atualizadas e ferramentas digitais são desafios significativos. A pesquisa destaca como produto educacional o desenvolvimento de um "Guia Metodológico", elaborado para oferecer orientações pedagógicas adaptadas às especificidades da escola quilombola, promovendo a inclusão, a valorização identitária e o enfrentamento do racismo no ambiente escolar. Além disso, evidencia um olhar crítico sobre as práticas atuais, destacando avanços e limitações no campo da educação inclusiva e antirracista, enfatizando a relevância da formação continuada, o uso de materiais acessíveis e metodologias inovadoras para fortalecer a identidade do quilombo e a qualidade das ações pedagógicas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent142pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectQuilombopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Antirracistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Título: dc.titleFORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E ANTIRRACISTA: SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA ESCOLA QUILOMBOLA JOSÉ BONIFÁCIO NO QUILOMBO DO CRIAÚ/APpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
08-Jusse Oliveira.pdfDissertação de Mestrado5,43 MBAdobe PDF/bitstream/capes/922496/2/08-Jusse Oliveira.pdfDownload
Jusse Oliveira.pdfRecurso Educacional18,72 MBAdobe PDF/bitstream/capes/922496/3/Jusse Oliveira.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons