Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Leite, Leonardo Romancini | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mesquita, Cláudia Aline Azevedo dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-16T15:47:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-16T15:47:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-01 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922495 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O uso de ferramentas tecnológicas para o ensino vem se expandindo, e com isso a necessidade de termos cada vez mais trabalhos que tragam aos professores formas mais objetivas de se abordar determinadas competências e habilidades com o uso destes recursos. No ensino de Geometria Plana e outras áreas da Matemática, já existem softwares amplamente conhecidos, como o GeoGebra, que é uma ferramenta poderosa para a geometria dinâmica. No entanto, compreendemos que, no contexto da construção manual de figuras geométricas, sua aplicação pode não ser a mais adequada. Utilizar o GeoGebra para ensinar um aluno a construir figuras com régua e compasso seria comparável a ensinar operações básicas de adição e subtração já utilizando uma calculadora. Embora o resultado final seja correto, o entendimento do processo por trás da construção pode ficar comprometido. Neste manual apresentamos ao professor de matemática do Ensino Fundamental, algumas sugestões de atividades, dentro do ensino de construções geométricas, que possam ser apresentadas para os alunos por meio de projetor interativo usando o OpenBoard, um software de lousa digital de código aberto que permite a criação e manipulação de construções geométricas interativas, tornando as aulas mais dinâmicas e visualmente atrativas para os alunos. Através dele, é possível explorar conceitos matemáticos de maneira intuitiva, promovendo maior engajamento e compreensão dos conteúdos abordados. Ainda há um vasto campo a ser explorado na utilização do projetor interativo em conjunto com o software OpenBoard para o ensino de construções geométricas. Nosso objetivo não é esgotar todas as possibilidades, mas sim oferecer uma sugestão prática e eficiente para os professores. Este produto educacional é fruto do projeto de pesquisa desenvolvido por Leonardo Romancini Leite, professor na rede municipal de ensino em São José dos Campos-SP, durante seu curso de mestrado no PROFMAT - ICT/UNIFESP São José dos Campos, sob a orientação da professora doutora Claudia Aline Azevedo dos Santos Mesquita. Os resultados completos estão em sua dissertação de mestrado defendida no ano de 2022 (ver [1]). Vale ressaltar que no município de São José dos Campos as 47 escolas municipais de Ensino Fundamental contam com um projetor interativo em cada sala de aula (ver [3]), o que possibilita a implementação das atividades propostas neste manual de forma acessível para os professores da rede. Esperamos que este material contribua para o enriquecimento das práticas pedagógicas e para a construção de um ambiente de ensino mais interativo e motivador, no qual os alunos possam visualizar e compreender melhor os conceitos matemáticos por meio de recursos digitais. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Projetor interativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Construções geométricas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | OpenBoard | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria plana | pt_BR |
Título: dc.title | Um manual para uso do projetor interativo em aulas de construções geométricas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons