
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Amapá - UNIFAP | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, NÚBIA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-16T14:49:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-16T14:49:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-30 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação de Mestrado: Núbia Silva | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922492 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa Práticas e Processos formativos de educadores para educação inclusiva. Tem como foco principal a temática da formação continuada na área da baixa visão. O objetivo compreender as possibilidades e os desafios do uso de podcasts como estratégia pedagógica em formações continuadas para a transposição didática de termos médicos/oftalmológicos sobre baixa visão para professores da educação básica. A coleta de dados ocorreu através de duas rodas de conversa e aplicação de um questionário pós-intervenção. A análise dos resultados foi realizada de acordo com a análise de conteúdo de Bardin (2004), e as seguintes categorias foram norteadoras: A importância de conhecer as doenças oftalmológicas que causam baixa visão, Visão Funcional dos alunos, Importância da Formação continuada que faça a transposição didática dos termos da baixa visão e Dificuldades com material de apoio. Os resultados revelam que os professores, para entender os termos médicos da baixa visão, usam a internet. Na busca para preencher essa lacuna, foi ofertada uma formação continuada, por meio do podcast "Baixa visão não é cegueira", que alcançou seu objetivo de fazer a transposição didática dos termos médicos da baixa visão. Essa formação, por meio do podcast, é o produto educacional que resultou desta pesquisa. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 122 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada; | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Baixa visão; | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Transposição didática; | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Podcast educacional | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
| Título: dc.title | PODCAST NA FORMAÇÃO DOCENTE: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DE TERMOS MÉDICOS SOBRE BAIXA VISÃO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| 03-Nubia Xavier.pdf | Dissertação de Mestrado | 2.32 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922492/2/03-Nubia Xavier.pdfDownload |
| Nubia.pdf | Produto Educacional | 865.13 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922492/3/Nubia.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons