PODCAST NA FORMAÇÃO DOCENTE: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DE TERMOS MÉDICOS SOBRE BAIXA VISÃO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amapá - UNIFAPpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, NÚBIA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-16T14:49:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-16T14:49:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-30-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de Mestrado: Núbia Silvapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922492-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação insere-se na linha de pesquisa Práticas e Processos formativos de educadores para educação inclusiva. Tem como foco principal a temática da formação continuada na área da baixa visão. O objetivo compreender as possibilidades e os desafios do uso de podcasts como estratégia pedagógica em formações continuadas para a transposição didática de termos médicos/oftalmológicos sobre baixa visão para professores da educação básica. A coleta de dados ocorreu através de duas rodas de conversa e aplicação de um questionário pós-intervenção. A análise dos resultados foi realizada de acordo com a análise de conteúdo de Bardin (2004), e as seguintes categorias foram norteadoras: A importância de conhecer as doenças oftalmológicas que causam baixa visão, Visão Funcional dos alunos, Importância da Formação continuada que faça a transposição didática dos termos da baixa visão e Dificuldades com material de apoio. Os resultados revelam que os professores, para entender os termos médicos da baixa visão, usam a internet. Na busca para preencher essa lacuna, foi ofertada uma formação continuada, por meio do podcast "Baixa visão não é cegueira", que alcançou seu objetivo de fazer a transposição didática dos termos médicos da baixa visão. Essa formação, por meio do podcast, é o produto educacional que resultou desta pesquisa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent122pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBaixa visão;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTransposição didática;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPodcast educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Título: dc.titlePODCAST NA FORMAÇÃO DOCENTE: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DE TERMOS MÉDICOS SOBRE BAIXA VISÃO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
03-Nubia Xavier.pdfDissertação de Mestrado2.32 MBAdobe PDF/bitstream/capes/922492/2/03-Nubia Xavier.pdfDownload
Nubia.pdfProduto Educacional865.13 kBAdobe PDF/bitstream/capes/922492/3/Nubia.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons