Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Amapá - UNIFAP | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUSA, IZETE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-16T15:38:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-16T15:38:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação de Mestre: Isete Sousa | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922476 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional(PROFEI), no polo da Universidade Federal do Amapá(UNIFAP), inserida na linha de pesquisa Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva. O público alvo foram acadêmicos da Universidade Estadual do Amapá(UEAP). O objetivo foi avaliar a eficácia de um programa de formação sobre Tecnologia Assistiva de Comunicação Aumentativa e Alternativa para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista( TEA) em futuros professores. O programa de formação teve como objetivo proporcionar conhecimentos sobre a importância da utilização da Comunicação Aumentativa e Alternativa(CAA) no processo de inclusão de alunos com TEA. Dentre os objetivos específicos, planejou-se um workshop sobre CAA enquanto tecnologia assistiva, desenvolveu-se um curso online sobre o uso da CAA para a inclusão de alunos com TEA, bem como capacitaram-se acadêmicos para atuarem como mediadores da comunicação de crianças com TEA. Pretendeu-se também avaliar os resultados dos cursos para difundir a abordagem no meio acadêmico. As ações incluíram a construção de um workshop sobre CAA como tecnologia assistiva, uma oficina de confecção de recursos de CAA e um curso online sobre o uso da CAA para inclusão de alunos com TEA. O estudo adotou o método de pesquisa qualitativa, métodos descritivo e exploratório, por meio de pesquisa-ação. Os resultados obtidos permitiram analisar que a hipótese inicial foi confirmada, ou seja, o produto educacional mostrou-se efetivo para ampliar significativamente os conhecimentos dos participantes, sanando lacunas identificadas inicialmente. Os questionários pré e pós-teste indicaram evolução no nível de conhecimento sobre comunicação aumentativa e alternativa e inclusão de alunos com TEA. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 138 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação Aumentativa e Alternativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Assistiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | TEA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Título: dc.title | DIÁLOGOS SEM BARREIRAS: Comunicação Aumentativa e alternativa no processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
06-Isete Sousa.pdf | Dissertação de Mestrado | 29,08 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922476/2/06-Isete Sousa.pdfDownload |
Isete Sousa.pdf | Recurso Educacional | 9,9 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922476/3/Isete Sousa.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons