DIÁLOGOS SEM BARREIRAS: Comunicação Aumentativa e alternativa no processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amapá - UNIFAPpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUSA, IZETE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-16T15:38:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-16T15:38:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-30-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de Mestre: Isete Sousapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922476-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional(PROFEI), no polo da Universidade Federal do Amapá(UNIFAP), inserida na linha de pesquisa Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva. O público alvo foram acadêmicos da Universidade Estadual do Amapá(UEAP). O objetivo foi avaliar a eficácia de um programa de formação sobre Tecnologia Assistiva de Comunicação Aumentativa e Alternativa para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista( TEA) em futuros professores. O programa de formação teve como objetivo proporcionar conhecimentos sobre a importância da utilização da Comunicação Aumentativa e Alternativa(CAA) no processo de inclusão de alunos com TEA. Dentre os objetivos específicos, planejou-se um workshop sobre CAA enquanto tecnologia assistiva, desenvolveu-se um curso online sobre o uso da CAA para a inclusão de alunos com TEA, bem como capacitaram-se acadêmicos para atuarem como mediadores da comunicação de crianças com TEA. Pretendeu-se também avaliar os resultados dos cursos para difundir a abordagem no meio acadêmico. As ações incluíram a construção de um workshop sobre CAA como tecnologia assistiva, uma oficina de confecção de recursos de CAA e um curso online sobre o uso da CAA para inclusão de alunos com TEA. O estudo adotou o método de pesquisa qualitativa, métodos descritivo e exploratório, por meio de pesquisa-ação. Os resultados obtidos permitiram analisar que a hipótese inicial foi confirmada, ou seja, o produto educacional mostrou-se efetivo para ampliar significativamente os conhecimentos dos participantes, sanando lacunas identificadas inicialmente. Os questionários pré e pós-teste indicaram evolução no nível de conhecimento sobre comunicação aumentativa e alternativa e inclusão de alunos com TEA.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent138pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectComunicação Aumentativa e Alternativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Assistivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTEApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Título: dc.titleDIÁLOGOS SEM BARREIRAS: Comunicação Aumentativa e alternativa no processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro do Autismopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
06-Isete Sousa.pdfDissertação de Mestrado29,08 MBAdobe PDF/bitstream/capes/922476/2/06-Isete Sousa.pdfDownload
Isete Sousa.pdfRecurso Educacional9,9 MBAdobe PDF/bitstream/capes/922476/3/Isete Sousa.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons