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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | da Silva, José Lucivaldo Leite | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mesquita, Cláudia Aline Azevedo dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-15T20:45:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-15T20:45:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-01 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922457 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Uma olimpíada de conhecimentos pode proporcionar grandes oportunidades para a aprendizagem significativa da matemática. Além disso, pode ser um meio para o desenvolvimento de habilidades como comunicação eficaz, liderança, trabalho em equipe e versatilidade do conhecimento. Nesse contexto, neste manual apresentamos a Olimpíada Internacional de Matemática e do Conhecimento (OIMC), idealizada em 2019, com a primeira edição em 2020. O evento foi tema da dissertação de mestrado de José Lucivaldo Leite da Silva (ver em [1]), um de seus idealizadores e autor deste material, sob a orientação da professora Claudia Aline Azevedo dos Santos Mesquita (docente na ICT/UNIFESP). A competição foi organizada pelo Instituto Alpha Lumen, de São José dos Campos (SP) (ver em [2]), em parceria com a Hope Cup International, uma das maiores olimpíadas de matemática da China.. Sua estreia contou com aproximadamente 4.600 estudantes, incluindo competidores de países lusófonos como Cabo Verde, Moçambique e Angola. Seu impacto e alcance global foram reconhecidos em 2021, quando recebeu o Prize for Education da UNESCO, sendo premiada como a melhor iniciativa relacionada ao ODS 4 – Educação de Qualidade (ver em [5]). Desde então, a OIMC ampliou sua participação. Em 2023, sua terceira edição reuniu 11.972 estudantes, quase três vezes mais do que na estreia. Diferentemente das competições tradicionais, que exigem conhecimento prévio e memorização, a OIMC adota um formato inovador, que incentiva a pesquisa ativa. Os participantes são estimulados a buscar informações, validar dados e explorar diferentes fontes, promovendo um aprendizado mais dinâmico e contextualizado. Além da matemática, os desafios abrangem história, geografia, ciências e cultura geral, alinhando-se ao currículo escolar e ampliando a interdisciplinaridade. Também inclui temas como tecnologia, cultura nerd e artes, aproximando-se dos interesses dos estudantes. Essa abordagem torna a competição mais acessível, permitindo a participação de alunos com diferentes níveis de afinidade com a matemática. Durante a pandemia, período em que muitas competições foram suspensas, a OIMC se destacou como uma alternativa inovadora no ensino remoto. Seu formato online possibilitou a inclusão de estudantes de todo o Brasil e do exterior, independentemente da localização geográfica. Além de ampliar o acesso ao conhecimento, a OIMC mostra que competições acadêmicas podem ser um meio eficaz de integrar tecnologia ao ambiente escolar. Seu modelo incentiva o uso responsável de ferramentas digitais, como calculadoras, celulares e computadores, contribuindo para o desenvolvimento de competências essenciais na era da informação. Esse formato pode, inclusive, ser um caminho para lidar com os desafios trazidos pelo avanço da inteligência artificial na educação. Assim, a OIMC não é apenas um torneio matemático, mas uma ferramenta pedagógica inovadora, que alia pesquisa, tecnologia e colaboração, oferecendo aos estudantes uma experiência enriquecedora para seu crescimento acadêmico e pessoal. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Olimpíadas de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Olimpíadas de Conhecimentos | pt_BR |
Título: dc.title | Um Manual da Olimpíada Internacional de Matemática e do Conhecimento - OIMC | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT |
Arquivos associados: | ||||
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Manual - OIMC.pdf | 4,74 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922457/2/Manual - OIMC.pdfDownload |
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