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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | IFBAIANO | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | JESUS, ADELSON ROCHA DE | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-12T23:03:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-12T23:03:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-12 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922393 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo investigou os desafios enfrentados pelos Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) do Instituto Federal Baiano de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Governador Mangabeira (IF Baiano/GMB), em decorrência das transformações impostas pela pandemia da COVID-19. O foco central da análise recaiu sobre os efeitos do cenário pandêmico nas atividades desses profissionais, especialmente no que tange ao retorno às atividades presenciais e a adaptação a novas realidades sanitárias. Através de entrevistas estruturadas realizadas com dez servidores TAEs, este trabalho se beneficiou de um conjunto de métodos qualitativos para captar a complexidade das experiências dos TAEs durante este período crítico, à luz da Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2016). A pesquisa demonstrou que embora a produtividade dos servidores tenha permanecido estável durante o retorno ao trabalho presencial, houve um enfraquecimento das relações interpessoais, agravada pelo medo de contágio e insegurança sanitária, o que prejudicou a interação entre colegas e a execução das tarefas. O teletrabalho trouxe dificuldades, como a inadequação do espaço doméstico e a falta de equipamentos, comprometendo sua eficiência. Em contrapartida, a economia de tempo com o fim do deslocamento foi um benefício, permitindo mais tempo para atividades domésticas e convivência familiar. No entanto, os servidores que se acostumaram à autonomia do trabalho remoto enfrentaram desafios para manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional ao retornar às atividades presenciais, com dificuldades adicionais como o deslocamento e o contato direto com outras pessoas. Apesar da importância das tecnologias, relatadas pelos servidores para as atividades técnico-administrativas, cerca de 80% dos servidores relataram dificuldades no uso das ferramentas tecnológicas devido à falta de orientações, como tutoriais e guias passo a passo, para as quais destacou-se a necessidade de maior suporte e formação contínua. Ademais, o estudo resultou na criação de um produto educacional digital, projetado para otimizar as solicitações administrativas dos servidores, demonstrando uma resposta inovadora às necessidades emergentes. Este estudo contribui para a literatura sobre gestão de recursos humanos em instituições educacionais ao evidenciar a importância de abordagens administrativas que valorizem a flexibilidade, a comunicação eficiente e a saúde organizacional. Além disso, sugere que investimentos em desenvolvimento profissional e recursos adequados são essenciais para a melhoria da qualidade de vida no trabalho dos TAEs. Os resultados deste trabalho oferecem insights valiosos não apenas para o IF Baiano/GMB, mas também para outras instituições que buscam promover um ambiente de trabalho mais justo e eficiente | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3.7MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Técnico-Administrativo em Educação | pt_BR |
| Título: dc.title | TRABALHO E COVID-19: OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS SERVIDORES TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DO IF BAIANO - CAMPUS GOVERNADOR MANGABEIRA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPT | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| DISSERTAÇÃO FINAL Adelson.pdf | 3,79 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922393/2/DISSERTAÇÃO FINAL Adelson.pdfDownload |
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