TRABALHO E COVID-19: OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS SERVIDORES TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DO IF BAIANO - CAMPUS GOVERNADOR MANGABEIRA

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Autor(es): dc.contributorIFBAIANOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJESUS, ADELSON ROCHA DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-12T23:03:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-12T23:03:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-12-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de mestradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922393-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo investigou os desafios enfrentados pelos Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) do Instituto Federal Baiano de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Governador Mangabeira (IF Baiano/GMB), em decorrência das transformações impostas pela pandemia da COVID-19. O foco central da análise recaiu sobre os efeitos do cenário pandêmico nas atividades desses profissionais, especialmente no que tange ao retorno às atividades presenciais e a adaptação a novas realidades sanitárias. Através de entrevistas estruturadas realizadas com dez servidores TAEs, este trabalho se beneficiou de um conjunto de métodos qualitativos para captar a complexidade das experiências dos TAEs durante este período crítico, à luz da Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2016). A pesquisa demonstrou que embora a produtividade dos servidores tenha permanecido estável durante o retorno ao trabalho presencial, houve um enfraquecimento das relações interpessoais, agravada pelo medo de contágio e insegurança sanitária, o que prejudicou a interação entre colegas e a execução das tarefas. O teletrabalho trouxe dificuldades, como a inadequação do espaço doméstico e a falta de equipamentos, comprometendo sua eficiência. Em contrapartida, a economia de tempo com o fim do deslocamento foi um benefício, permitindo mais tempo para atividades domésticas e convivência familiar. No entanto, os servidores que se acostumaram à autonomia do trabalho remoto enfrentaram desafios para manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional ao retornar às atividades presenciais, com dificuldades adicionais como o deslocamento e o contato direto com outras pessoas. Apesar da importância das tecnologias, relatadas pelos servidores para as atividades técnico-administrativas, cerca de 80% dos servidores relataram dificuldades no uso das ferramentas tecnológicas devido à falta de orientações, como tutoriais e guias passo a passo, para as quais destacou-se a necessidade de maior suporte e formação contínua. Ademais, o estudo resultou na criação de um produto educacional digital, projetado para otimizar as solicitações administrativas dos servidores, demonstrando uma resposta inovadora às necessidades emergentes. Este estudo contribui para a literatura sobre gestão de recursos humanos em instituições educacionais ao evidenciar a importância de abordagens administrativas que valorizem a flexibilidade, a comunicação eficiente e a saúde organizacional. Além disso, sugere que investimentos em desenvolvimento profissional e recursos adequados são essenciais para a melhoria da qualidade de vida no trabalho dos TAEs. Os resultados deste trabalho oferecem insights valiosos não apenas para o IF Baiano/GMB, mas também para outras instituições que buscam promover um ambiente de trabalho mais justo e eficientept_BR
Tamanho: dc.format.extent3.7MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTécnico-Administrativo em Educaçãopt_BR
Título: dc.titleTRABALHO E COVID-19: OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS SERVIDORES TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DO IF BAIANO - CAMPUS GOVERNADOR MANGABEIRApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPTpt_BR
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