“NÊGA QUI TU TEM?”: A poesia de Bruno de Menezes e as relações raciais no ensino de história

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Sul e Sudeste Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLustosa, Welceli Cardoso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-12T18:48:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-12T18:48:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherWELCELI CARDOSO LUSTOSApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922374-
Resumo: dc.description.abstractEste texto tem por objetivo socializar conhecimentos e metodologias por meio de uma proposta de trabalho que possa juntar a temática das relações raciais, a Literatura e o ensino de História à proposta do ProfHistória, visando aulas interdisciplinares por meio da Literatura do poeta Bruno de Menezes. Para tanto, realizamos leituras de artigos, dissertações, livros, documentários e periódicos no intuito de mapear as políticas, ações projetos e discussões que busquem dar visibilidade à temática em questão dando ênfase às preocupações do referido poeta enquanto importante intelectual da cidade de Belém, em um contexto de debates e divulgações do movimento modernista. Momento este, que possibilitou ao mencionado literato realizar diversas atividades intelectuais entre a década de 1920 e 1930 por meio da Academia do Peixe Frito. Com este ponto de vista, procuramos entender de que maneira e/ou até que ponto Bruno de Menezes traz em seu livro “Batuque” discussões claras dentro de uma perspectiva racial e de que forma este poeta busca compreender-se e compreender sua cultura por meio da Literatura. Desse modo, procuramos desenvolver um trabalho e um olhar para além das experiências de uma professora de História da educação básica, possibilitando, assim, o interesse em analisar, compreender e propor discussões e métodos direcionados a essa temática destacando alguns pontos, como: valorização do afro-brasileiro, religiosidade, musicalidade e formas de resistência presente nas poesias de Bruno de Menezes como instrumento de efetivação e aplicabilidade da Lei 10.639/2003 e, por meio disso, trazer reflexões sobre a temática nas escolas. Vale destacar que esse tipo de discussão possibilita alguns enfrentamentos uma vez que parte da comunidade escolar apoia e está aberta para o debate, no entanto, ainda encontramos muitas resistências para discutir determinados temas, principalmente no tocante à questão da religiosidade, pois a intolerância religiosa ainda fala muito alto e muito ainda há que ser discutido nesse quesito. Ao final, alcançamos resultados positivos, como a socialização das atividades propostas e de coreografias de danças afro-brasileiras.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,02mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiteraturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBruno de Menezespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação das relações raciaispt_BR
Título: dc.title“NÊGA QUI TU TEM?”: A poesia de Bruno de Menezes e as relações raciais no ensino de históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestradopt_BR
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