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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Sul e Sudeste Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lustosa, Welceli Cardoso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-12T18:48:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-12T18:48:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | WELCELI CARDOSO LUSTOSA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922374 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este texto tem por objetivo socializar conhecimentos e metodologias por meio de uma proposta de trabalho que possa juntar a temática das relações raciais, a Literatura e o ensino de História à proposta do ProfHistória, visando aulas interdisciplinares por meio da Literatura do poeta Bruno de Menezes. Para tanto, realizamos leituras de artigos, dissertações, livros, documentários e periódicos no intuito de mapear as políticas, ações projetos e discussões que busquem dar visibilidade à temática em questão dando ênfase às preocupações do referido poeta enquanto importante intelectual da cidade de Belém, em um contexto de debates e divulgações do movimento modernista. Momento este, que possibilitou ao mencionado literato realizar diversas atividades intelectuais entre a década de 1920 e 1930 por meio da Academia do Peixe Frito. Com este ponto de vista, procuramos entender de que maneira e/ou até que ponto Bruno de Menezes traz em seu livro “Batuque” discussões claras dentro de uma perspectiva racial e de que forma este poeta busca compreender-se e compreender sua cultura por meio da Literatura. Desse modo, procuramos desenvolver um trabalho e um olhar para além das experiências de uma professora de História da educação básica, possibilitando, assim, o interesse em analisar, compreender e propor discussões e métodos direcionados a essa temática destacando alguns pontos, como: valorização do afro-brasileiro, religiosidade, musicalidade e formas de resistência presente nas poesias de Bruno de Menezes como instrumento de efetivação e aplicabilidade da Lei 10.639/2003 e, por meio disso, trazer reflexões sobre a temática nas escolas. Vale destacar que esse tipo de discussão possibilita alguns enfrentamentos uma vez que parte da comunidade escolar apoia e está aberta para o debate, no entanto, ainda encontramos muitas resistências para discutir determinados temas, principalmente no tocante à questão da religiosidade, pois a intolerância religiosa ainda fala muito alto e muito ainda há que ser discutido nesse quesito. Ao final, alcançamos resultados positivos, como a socialização das atividades propostas e de coreografias de danças afro-brasileiras. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,02mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Bruno de Menezes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação das relações raciais | pt_BR |
Título: dc.title | “NÊGA QUI TU TEM?”: A poesia de Bruno de Menezes e as relações raciais no ensino de história | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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WELCELI CARDOSO LUSTOSA.pdf | 3,1 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922374/2/WELCELI CARDOSO LUSTOSA.pdfDownload |
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