O ENSINO DE HISTÓRIA PARA ALUNOS SURDOS: A relevância dos conceitos terminológicos de História em Libras e da História Local, como estratégia de ensino, na Formação da Consciência Histórica

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Sul e Sudeste do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNunes, Alexandro Xavier-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-12T18:16:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-12T18:16:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherAlexandro versão finalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922372-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação é um estudo sobre o processo de ensino e aprendizagem de História dos alunos surdos matriculados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Henrique. A educação dos alunos surdos com necessidades educacionais especiais enfrenta diversas barreiras para uma inclusão escolar efetiva, apesar de um amplo arcabouço legal que trata das políticas inclusivas. Nas escolas consideradas inclusivas, ainda se mantêm práticas pedagógicas que não favorecem o aprendizado dos alunos surdos. Isso se deve à falta de formação inicial e continuada dos professores, à ausência de tradutores intérpretes de Libras, e à inexistência de materiais pedagógicos bilíngues específicos para o ensino de História. Consequentemente, as aulas de História acabam sendo exclusivamente orais, devido à falta de um código linguístico comum entre professores e alunos surdos. Este estudo apresenta uma breve retrospectiva da História do Surdo, os avanços na Educação Especial e a adoção do princípio de Educação Inclusiva, focando na abordagem de uma escola bilíngue para surdos. O objetivo é contribuir para a formação da consciência histórica dos alunos surdos, através da História Local como proposta metodológica (uma exposição sobre a História de Parauapebas). Esta exposição incluirá conceitos terminológicos de História em Libras para auxiliar intérpretes de Libras, professores de Libras, professores de História, alunos ouvintes e, principalmente, alunos surdos, ampliando seu vocabulário em Libras relacionado aos termos históricos. A metodologia desta dissertação inclui: revisão Bibliográfica (Síntese do conhecimento já produzido na área), pesquisa Documental (Coleta de dados a partir de fontes primárias) e Estudo de Campo (Coleta de dados diretamente no ambiente escolar). Ainda pretende não apenas destacar as deficiências existentes no sistema de ensino atual, mas também propor soluções concretas para melhorar a educação dos alunos surdos, promovendo uma verdadeira inclusão educacional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlunos surdospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConceitos terminológicos de história em línguas de sinaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de consciência históricapt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE HISTÓRIA PARA ALUNOS SURDOS: A relevância dos conceitos terminológicos de História em Libras e da História Local, como estratégia de ensino, na Formação da Consciência Históricapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestradopt_BR
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