ACOMPANHAMENTO DE SURDOS EGRESSOS DOS CURSOS TÉCNICOS DO IF BAIANO: REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO AUTOBIOGRÁFICO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFBAIANOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, SARA PEREIRA DOS SANTOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-12T18:46:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-12T18:46:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-12-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de mestradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922361-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho intitulado "Proposta de Programa de Acompanhamento de Surdos Egressos dos Cursos Técnicos do IF Baiano" busca responder ao seguinte problema: Quais as contribuições que uma proposta de acompanhamento de surdos egressos dos cursos técnicos do IF Baiano pode trazer para a inclusão desses indivíduos no mundo do trabalho? Para tanto, o estudo tem como objetivo geral desenvolver uma proposta de acompanhamento desses egressos, e como objetivos específicos, refletir sobre as dificuldades enfrentadas pelos surdos ao ingressarem no mundo do trabalho, analisar a complexa relação entre empregadores e profissionais com surdez, e propor um programa de acompanhamento para o IF Baiano. No contexto do ProfEPT e da Educação Profissional e Tecnológica, o estudo adota uma abordagem autobiográfica, explorando as barreiras atitudinais que dificultam a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente profissional. Estas barreiras, muitas vezes inconscientes, se manifestam em atitudes e comportamentos que limitam as oportunidades de participação e o desenvolvimento das pessoas com deficiência. A superação dessas barreiras é importante para a promoção de um ambiente de trabalho mais inclusivo, inovador e equitativo. Como resultado, esperase que o produto educacional desenvolvido neste estudo contribua para a criação de práticas inclusivas que valorizem as habilidades e competências das pessoas surdas, promovendo sua plena inclusão no mundo do trabalhopt_BR
Tamanho: dc.format.extent755KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSurdezpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMundo do trabalhopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEgressospt_BR
Título: dc.titleACOMPANHAMENTO DE SURDOS EGRESSOS DOS CURSOS TÉCNICOS DO IF BAIANO: REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO AUTOBIOGRÁFICOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPTpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons