Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Vale do Taquari - Univates | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Guttenberg Sergistótanes Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Dullius, Maria Madalena | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Moreira, Marco Antonio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-11T19:25:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-11T19:25:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sequência didática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922304 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional foi desenvolvido a partir de uma sequência de atividades didáticas que envolve os temas de Limites e Derivadas de funções reais de uma variável. Sendo destinado a professores de Cálculo Diferencial, este material possui o intuito de proporcionar aprendizagem significativa dos conceitos de Limite e Derivada numa proposta de ensino envolvendo problemas contextualizados. A sequência didática é resultado de estudos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas junto à Universidade do Vale do Taquari - Univates, sob a orientação dos professores Dr. Marco Antonio Moreira e Dra. Maria Madalena Dullius, na tese Aprendizagem Significativa de Limites e Derivadas por meio da Teoria das Situações Didáticas no Cariri Cearense, que teve como objetivo geral investigar contribuições da Teoria das Situações Didáticas (TSD) para desenvolvimento de aprendizagem significativa de Limites e Derivadas. No contexto da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), a sequência didática possibilita investigar os subsunçores que os estudantes possuem, por meio da elaboração de mapas mentais, de naturezas livre e direcionado, bem como por meio da discussão gráfica de funções polinomiais. Ainda segundo a TAS, são propostas atividades que podem servir de Organizadores Prévios segundo a construção intuitiva dos conceitos de Limite e Derivada e, posteriormente, a formalização conceitual de Derivada. No contexto da TSD, são propostas situações envolvendo os temas de Taxas Relacionadas e de Problemas de Otimização, possibilitando o desenvolvimento de suas fases dialéticas. Existe ainda uma atividade avaliativa, em que se faz uma abordagem de todos os conhecimentos utilizados nas atividades anteriores com o objetivo de evidenciar o conhecimento adquirido na (re)construção do conceito de Derivada. A sequência didática foi idealizada com a proposição de problemas contextualizados que possuem ordem crescente de complexidade com rigor matemático necessário. Este material didático, potencialmente significativo, tem a pretensão de auxiliar professores e estudantes da disciplina Cálculo Diferencial, nos mais diversos cursos de graduação, numa perspectiva autoinstrucional em que se promova a compreensão e/ou ressignificação dos temas matemáticos ora abordados. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 909 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa, situações didáticas, ensino de limites e derivadas | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência didática para aprendizagem significativa de limites e derivadas por meio da teoria das situações didáticas derivadas por | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PPGECE | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Tese | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Sequência Didática.pdf | 861,93 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922304/2/Sequência Didática.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons