Sequência didática para aprendizagem significativa de limites e derivadas por meio da teoria das situações didáticas derivadas por

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Vale do Taquari - Univatespt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Guttenberg Sergistótanes Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorDullius, Maria Madalena-
Autor(es): dc.contributor.authorMoreira, Marco Antonio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-11T19:25:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-11T19:25:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-
identificador: dc.identifier.otherSequência didáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922304-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional foi desenvolvido a partir de uma sequência de atividades didáticas que envolve os temas de Limites e Derivadas de funções reais de uma variável. Sendo destinado a professores de Cálculo Diferencial, este material possui o intuito de proporcionar aprendizagem significativa dos conceitos de Limite e Derivada numa proposta de ensino envolvendo problemas contextualizados. A sequência didática é resultado de estudos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas junto à Universidade do Vale do Taquari - Univates, sob a orientação dos professores Dr. Marco Antonio Moreira e Dra. Maria Madalena Dullius, na tese Aprendizagem Significativa de Limites e Derivadas por meio da Teoria das Situações Didáticas no Cariri Cearense, que teve como objetivo geral investigar contribuições da Teoria das Situações Didáticas (TSD) para desenvolvimento de aprendizagem significativa de Limites e Derivadas. No contexto da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), a sequência didática possibilita investigar os subsunçores que os estudantes possuem, por meio da elaboração de mapas mentais, de naturezas livre e direcionado, bem como por meio da discussão gráfica de funções polinomiais. Ainda segundo a TAS, são propostas atividades que podem servir de Organizadores Prévios segundo a construção intuitiva dos conceitos de Limite e Derivada e, posteriormente, a formalização conceitual de Derivada. No contexto da TSD, são propostas situações envolvendo os temas de Taxas Relacionadas e de Problemas de Otimização, possibilitando o desenvolvimento de suas fases dialéticas. Existe ainda uma atividade avaliativa, em que se faz uma abordagem de todos os conhecimentos utilizados nas atividades anteriores com o objetivo de evidenciar o conhecimento adquirido na (re)construção do conceito de Derivada. A sequência didática foi idealizada com a proposição de problemas contextualizados que possuem ordem crescente de complexidade com rigor matemático necessário. Este material didático, potencialmente significativo, tem a pretensão de auxiliar professores e estudantes da disciplina Cálculo Diferencial, nos mais diversos cursos de graduação, numa perspectiva autoinstrucional em que se promova a compreensão e/ou ressignificação dos temas matemáticos ora abordados.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent909 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa, situações didáticas, ensino de limites e derivadaspt_BR
Título: dc.titleSequência didática para aprendizagem significativa de limites e derivadas por meio da teoria das situações didáticas derivadas porpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePPGECEpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTesept_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons