Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Sul Rio-grandense - Pelotas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Boanova, Cecília Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cava, Lívia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-11T00:19:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-11T00:19:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | ARQUITETURA ESCOLAR DESIGN | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922280 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Durante mais de trinta anos, a Escola de Design do IFSul, Câmpus Pelotas, cresceu em número de estudantes, docentes e cursos, mas o espaço físico não acompanhou esse crescimento. As salas de aula existentes foram gradualmente subdivididas e transformadas em ambientes multiuso para atender às demandas dos cursos. Esse processo evidencia a urgência de uma nova reestruturação do projeto educacional, no qual a arquitetura escolar desempenha um papel essencial como conceito e ação. Portanto, o objetivo deste material é mostrar aspectos da produção de uma pesquisa que possibilitou embasar a concepção de projeto de um novo edifício. Os procedimentos metodológicos foram adaptados das Normas para Elaboração de Projetos de Edificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas, NBR 13532, e Métodos de Projeto de Interiores propostos por Gilberto Rangel de Oliveira e Claudia Mont’Alvão (2018). O foco foi entender as necessidades e os desejos dos atores dos cursos da Escola de Design. Como instrumento foi elaborado um questionário qualitativo. A partir dos resultados do questionário aplicado foi possível lapidar o Programa de Necessidades. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7,74 MB (8.118.272 bytes) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Design | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura Escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Processos de Projeto | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Criação | pt_BR |
Título: dc.title | Projeto Arquitetura Escolar: uma investigação para um novo prédio da Escola de Design do IFSul, Câmpus Pelotas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | apresentação | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Bacharelado em Design | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Laboratório de Design | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ARQUITETURA ESCOLAR DESIGN.pdf | 7,92 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922280/2/ARQUITETURA ESCOLAR DESIGN.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons