Formação de Professores/as de Química na Amazônia: Diálogos Interdisciplinares no Estágio Supervisionado na Educação Básica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPrograma de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Pará (PPGEECA/UEPA)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMartins, Milta Mariane da Mata-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Marcos Antonio Barros dos-
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Danielle Rodrigues Monteiro da-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Lucicléia Pereira da-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Ronilson Freitas de-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Vania Lobo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-10T16:25:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-10T16:25:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-31-
identificador: dc.identifier.otherFormação de Professores/as de Química na Amazônia: Diálogos Interdisciplinares no Estágio Supervisionado na Educação Básicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922245-
Resumo: dc.description.abstractO Curso de Licenciatura em Química da Universidade do Estado do Pará (UEPA) com o intuito de fortalecer e integrar as atividades pesquisa no ensino de química realiza anualmente o Encontro de Estágio Supervisionado, com objetivo de promover um espaço de discussão que possibilite aos acadêmicos, socializar e difundir as reflexões sobre a prática docente desenvolvida nos estágios obrigatórios. O IV Encontro do Estágio Supervisionado, realizado em novembro de 2024, proporcionou debates sobre o currículo na formação inicial do professor de química e diálogos sobre educação para a sustentabilidade ambiental. A apresentação dos trabalhos aprovados socializou diversos relatos de experiências proveniente dos programas PIBID, Residência Pedagógica e pesquisas desenvolvidas por pós-graduandos ao longo das vivencias nas disciplinas do estágio supervisionado. O presente e-book, intitulado “Formação de Professores/as de Química na Amazonia: diálogos interdisciplinares no Estágio Supervisionado na Educação Básica” reúne as pesquisas desenvolvidas no Ensino de Química e articula as teorias pedagógicas à prática docente. Os capítulos são organizados em dois eixos: O primeiro sobre a Formação Docente, onde são apresentados a aplicação de metodologias ativas, incluindo jogos didáticos e rotação por estações, experimentação no ensino de química. O segundo eixo, aborda os Processos de ensino e aprendizagem de química, especificamente sobre os conteúdos, de química geral, físico-química e orgânica. Esta produção visa contribuir para a melhoria da formação docente em Química na Amazônia e possibilita a integração entre os acadêmicos dos sete campi onde são ofertados o Curso de Química, no Estado do Pará. A obra faz menção à Química como ciência em expansão, presente em temas importantes para a sociedade, como o meio ambiente e produção de energia, além de explorar os aspectos da vivência dos discentes, motivando a reflexão e a adoção de uma postura para transformação da sociedade. Desejamos que a leitura permita a abertura de múltiplas possibilidades de olhares, sobre a educação em Química nos diversos contextos amazônicos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent18,5 Mpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Título: dc.titleFormação de Professores/as de Química na Amazônia: Diálogos Interdisciplinares no Estágio Supervisionado na Educação Básicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons