Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Pará (PPGEECA/UEPA) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Martins, Milta Mariane da Mata | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Marcos Antonio Barros dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Danielle Rodrigues Monteiro da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Lucicléia Pereira da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Ronilson Freitas de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Vania Lobo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-10T16:25:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-10T16:25:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | Formação de Professores/as de Química na Amazônia: Diálogos Interdisciplinares no Estágio Supervisionado na Educação Básica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922245 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Curso de Licenciatura em Química da Universidade do Estado do Pará (UEPA) com o intuito de fortalecer e integrar as atividades pesquisa no ensino de química realiza anualmente o Encontro de Estágio Supervisionado, com objetivo de promover um espaço de discussão que possibilite aos acadêmicos, socializar e difundir as reflexões sobre a prática docente desenvolvida nos estágios obrigatórios. O IV Encontro do Estágio Supervisionado, realizado em novembro de 2024, proporcionou debates sobre o currículo na formação inicial do professor de química e diálogos sobre educação para a sustentabilidade ambiental. A apresentação dos trabalhos aprovados socializou diversos relatos de experiências proveniente dos programas PIBID, Residência Pedagógica e pesquisas desenvolvidas por pós-graduandos ao longo das vivencias nas disciplinas do estágio supervisionado. O presente e-book, intitulado “Formação de Professores/as de Química na Amazonia: diálogos interdisciplinares no Estágio Supervisionado na Educação Básica” reúne as pesquisas desenvolvidas no Ensino de Química e articula as teorias pedagógicas à prática docente. Os capítulos são organizados em dois eixos: O primeiro sobre a Formação Docente, onde são apresentados a aplicação de metodologias ativas, incluindo jogos didáticos e rotação por estações, experimentação no ensino de química. O segundo eixo, aborda os Processos de ensino e aprendizagem de química, especificamente sobre os conteúdos, de química geral, físico-química e orgânica. Esta produção visa contribuir para a melhoria da formação docente em Química na Amazônia e possibilita a integração entre os acadêmicos dos sete campi onde são ofertados o Curso de Química, no Estado do Pará. A obra faz menção à Química como ciência em expansão, presente em temas importantes para a sociedade, como o meio ambiente e produção de energia, além de explorar os aspectos da vivência dos discentes, motivando a reflexão e a adoção de uma postura para transformação da sociedade. Desejamos que a leitura permita a abertura de múltiplas possibilidades de olhares, sobre a educação em Química nos diversos contextos amazônicos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 18,5 M | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | Formação de Professores/as de Química na Amazônia: Diálogos Interdisciplinares no Estágio Supervisionado na Educação Básica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
E-book - Química.pdf | 19,04 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922245/2/E-book - Química.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons